A formação de um ciclone extratropical e sua frente fria traz potencial de transtornos para os estados do Sul e até mesmo para parte do Sudeste. O maior risco está na intensidade dos ventos. O volume de precipitação não proporciona alertas.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1430 artigosArtigos de Tiago Robles
Uma forte mudança do tempo está prevista para o fim desta semana. Um ciclone extratropical traz a expectativa de tempestades, principalmente na Região Sul, além de ventos intensos. Falamos mais sobre essa tendência aqui.
A atuação de uma massa de ar frio em parte do centro-sul do país e a atuação de uma frente fria proporcionam frio tardio em parte das regiões Sul e Sudeste e chuvas no centro-leste do país. Confira os detalhes.
Após intensa tempestade, uma infestação de escorpiões se espalha por cidade no Egito provocando e 3 mortes e centenas de feridos.Confiras as imagens da tempestade e mais informações sobre a infestação de escorpiões.
Uma frente fria contribui para chuvas intensas e tempestades em boa parte do centro-sul nos próximos dias. Volta a chover em toda a Região Sul e em boa parte do Sudeste.
Dias típicos sob influência do La Niña, com o país dividido em tempo mais firme em boa parte do centro-sul e instável no centro-norte. Confira os destaques e alertas para o fim de semana prolongado.
A partir do início da próxima semana, as chuvas voltam a ocorrer em toda a Região Sul e também ocorrem em toda a Região Norte, Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. A terceira semana de novembro promete ser uma das mais chuvosas do ano.
Um comportamento interessante nas regiões Sul e Sudeste será observado na próxima semana. Enquanto que pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades, atingem as áreas do interior, uma massa de ar frio influencia o tempo na maioria das capitais!
Ciclone contribui para a manutenção da umidade na porção centro-norte do país, onde há alertas de tempestade e chuvas volumosas. Os maiores acumulados ocorrem nos estados de Minas Gerais e da Bahia.
Nos próximos dias há a possibilidade da formação de um ciclone, próximo à costa do Sudeste, que deixa alertas de fortes rajadas de vento, agitação marítima e contribui para a ocorrência de chuvas volumosas no centro-norte do país.
Nos próximos dias, as chuvas continuam a ocorrer em todas as regiões do país. No entanto, o destaque fica para o risco de eventos tempestivos no estado de São Paulo e em parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Mais um evento de chuvas expressivas no centro-sul do país e uma nova incursão de massa de ar frio marcam o próximo fim de semana. Confira os destaques da previsão.
Nesta próxima semana os maiores acumulados estão previstos para a Região Sudeste, com alertas para os quatro estados. Até meados da semana são esperados acumulados acima de 70 mm a 100 mm. Confira os detalhes.
Nesta sexta-feira alerta para mais ocorrências de tempo severo que trazem grande potencial para transtornos nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Confira a previsão e os alertas.
Nesta segunda-feira (11), chuvas muito intensas levam potencial para transtornos em todos os estados do Sudeste, com volume esperado para o mês de outubro, ocorrendo em 24 horas.
Fim de semana com chuvas volumosas e alertas de tempestades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os volumes previstos podem ajudar algumas áreas a já atingirem a média do mês e, outras, a superarem ainda mais o acumulado de precipitação.
Após uma terça-feira de tempo mais estável no centro-sul do país, eventos de chuva com potencial para tempestades voltam a ocorrer nos três estados da Região Sul e nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os eventos de chuvas continuam em parte das regiões Sul e Sudeste neste início de semana. Há potencial para novos eventos tempestivos. Confira a previsão e os alertas.
Evento de frio tardio confirmado! A atuação de um ciclone extratropical contribui para o avanço mais efetivo da massa de ar frio pela Região Sul no início desta semana.
Neste ano o início da primavera vem apresentando de fato uma transição do período seco para o período úmido e no mês de outubro há ocorrência de chuvas em todas as regiões e grande possibilidade de volumes acima da média.