Nos próximos dias instabilidades voltam a provocar chuvas na Região Sul com risco de tempestades que podem vir acompanhadas de granizo. Há alertas para os três estados da Região.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1430 artigosArtigos de Tiago Robles
A partir do fim desta semana o avanço de uma intensa massa de ar frio traz expectativas para uma forte queda das temperaturas na Região Sul. Além disso, o mais intenso evento de precipitação em meses pode ocorrer entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Uma mudança de padrão já vem se estabelecendo e no fim de semana há previsão de chuvas onde não chove há meses nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Confira a previsão para o fim de semana.
Nos próximos dias os avanços de uma frente fria contribui para mudanças nas condições do tempo no leste nordestino. Na Região Sul, voltam as pancadas com potencial tempestivo.
Nos próximos dias o processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada leva potencial para novos eventos tempestivos na Região Sul. A incursão de uma massa de ar frio também é destaque.
Uma frente fria que se forma nesta terça-feira avança até o Sudeste e provoca mudanças no tempo nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Já na Região Sul, novo episódio de chuva deixa alertas para Santa Catarina e o Paraná. Confira aqui os detalhes da previsão.
No início desta semana, o tempo seco e quente predomina o que potencializa a ocorrência de novos eventos de incêndios. Em meados da semana há previsão de mudanças para parte do Sudeste. Confira aqui todos os detalhes e os riscos.
Neste fim de semana uma condição típica de primavera de calor e pancadas no período da tarde continua em parte do Sudeste e da Região Sul. Confira aqui os detalhes da previsão e os alertas de tempestades.
Após um feriado chuvoso em parte do Sul, uma frente fria contribui para a continuidade do tempo instável e do risco de tempestade e de chuvas intensas na Região. O sistema também influencia o tempo nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A primavera climatológica começou representando a transição do período seco para o úmido e a temporada de tempestades. No entanto, vários fatores climáticos irão influenciar o padrão climático, entre eles o La Niña! Saiba aqui o que esperar.
Nos próximos dias a circulação de leste ganha intensidade e favorece a ocorrência de chuva volumosa no estado do Espírito Santo e no leste da Bahia, que podem provocar transtornos. Confira aqui os detalhes.
Além das chuvas torrenciais e do risco de tempestades, a mudança de padrão que ocorrerá esta semana será marcada também pelo avanço de uma massa de ar polar e da forte queda das temperaturas.
Quebra de bloqueio proporciona o retorno das chuvas intensas na Região Sul, podendo se configurar o maior evento em meses. Parte do Sudeste e do Mato Grosso do Sul também podem receber elevados volumes de chuva.
Um padrão de bloqueio se estabeleceu e proporciona calor fora de época em boa parte do país, o que também contribui para o agravamento dos índices de umidade do ar no Brasil Central. Até quando vai esse padrão?
Nos próximos dias o destaque fica para as temperaturas que aumentam bastante no decorrer da semana, com máximas entre 35°C e 40°C no Centro-Sul do país. Um forte evento de calor em pleno inverno!
O terremoto de magnitude 7,2 causou graves danos em pelo menos duas cidades do Haiti, interrompendo as comunicações e soterrando os residentes nos escombros.
Nos próximos dias chuvas persistentes ocorrem em parte da Região Sul e do estado de São Paulo, deixando em alerta áreas costeiras. O aumento do frio também é destaque com o retorno do clima de inverno.
Frente fria avança já neste início de semana pela Região Sul precedendo à incursão de uma nova massa de ar polar. Confira aqui as últimas atualizações sobre a chuva e a intensidade do frio.
Os furacões que se formam todos os anos sobre as águas tropicais quentes dos oceanos são um dos fenômenos atmosféricos mais devastadores que existem, sendo capazes de gerar condições meteorológicas extremas e inundações sobre grandes áreas de um território.
Após dias secos de grande amplitude térmica em boa parte do país, uma frente fria avança por parte do Centro-Sul na próxima semana. Saiba qual é a expectativa de precipitação e do frio.