Apesar da frequência de sistema frontais, o mês de agosto mantém um comportamento dentro do esperado. A grande questão está nos extremos sul, leste e norte do país. Será que teremos regularidade das chuvas?
Tiago Robles
Editor Chefe - 1430 artigosArtigos de Tiago Robles
Frente fria atua no Nordeste ao longo de todo o fim de semana e o tempo volta a ficar instável em parte da Região Sul. A sensação de frio se continua. Confira os detalhes da previsão.
Na última terça-feira (27) a intensa massa de ar polar passou a atuar no Sul do país, dando início à onda de frio mais intensa deste ano até o momento. Confira aqui as últimas atualizações da previsão de temperatura e de neve.
Monções asiáticas continuam a atuar com intensidade e a provocar inundações em várias localidades. Desta vez, como em todos os anos, as Filipinas foram as vítimas das chuvas torrenciais. Confira aqui as últimas informações e imagens do evento extremo.
Intensa massa de ar polar avança na próxima semana e os modelos apontam para a possibilidade de neve na Região Sul e de chuva congelante no Sudeste. Confira a intensidade e amplitude da massa de ar frio e a precipitação.
As chuvas torrenciais provocaram inundações severas em parte da China Central, forçando as pessoas a deixarem suas casas e deixando estações e estradas submersas. Ao menos 12 mortes foram contabilizadas.
Neste semana uma intensa massa de ar polar espalha o ar frio por boa parte do país, chegando ao Nordeste. O tempo também fica instável e com previsão de chuva devido à atuação de uma frente fria. Confira os detalhes aqui.
Nos próximos dias o tempo firme volta a predominar em praticamente todo o país e os principais destaque são: o avanço de uma intensa massa de ar polar e a atuação de um ciclone extratropical. Saiba os detalhes aqui.
Nos próximos dias uma mudança de padrão entra em curso através do avanço de uma intensa massa de ar polar e dos retorno das chuvas em parte do Centro-Sul. Saiba o que esperar dessa mudança do tempo aqui.
O boletim mais recente do CPC/IRI trouxe um aumento da probabilidade de atuação do La Niña para o período de novembro a janeiro. Essa previsão já se trata de uma confirmação do fenômeno? O que pode alterar essa probabilidade? Saiba aqui
Neste fim de semana o tempo firme se mantém em praticamente todo o país com destaque para o aumento das temperaturas. Previsão de chuva continua para o extremo norte e para o leste do Nordeste. Confira os detalhes aqui.
Bloqueio atmosférico continua atuando e proporcionando o predomínio do tempo seco em praticamente todo o país. Para quando está previsto o próximo evento de chuva expressivo? Há possibilidade de frio intenso? Saiba aqui.
Configuração típica de inverno para as Regiões Norte e Nordeste, com chuvas persistentes e volumosas no extremo norte e ocorrendo com menor intensidade no leste nordestino. Confira os detalhes e os alertas para os próximos dias.
Chuvas torrenciais provocaram o cenário aterrador no Japão. Deslizamento de terra varre casas na cidade de Atami, na prefeitura de Shizuoka. As imagens são impressionantes.
Para o mês de julho, as projeções vêm apontando para um padrão médio mais seco e quente, especialmente no Centro-Sul. Saiba aqui os motivos e padrão climático semanal.
Nos próximos dias a massa de ar polar continua influenciando o tempo em boa parte do país. Já no extremo norte e nas regiões costeiras do Nordeste, as chuvas aumentam. Confira os detalhes e alertas.
Além da intensa queda de temperatura no Centro-Sul do país, o ar frio também consegue chegar à Região Norte. Já em parte do leste Nordestino o mês termina com possibilidade de chuvas intensas e tempestades.
Chuvas voltam a ocorrer com forte intensidade no Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. O avanço de uma intensa massa de ar polar pelo Centro-Sul também é destaque. Confira os detalhes da previsão.
O processo de formação de um ciclone extratropical deixa em alerta para a ocorrência de tempestade e chuvas intensas em parte da Região Sul. Confira os detalhes da previsão.
O avanço de uma intensa massa de ar polar no fim deste mês e derruba as temperaturas em boa parte do país. Confira o avanço, a intensidade do evento e o que está impulsionando o sistema.