Nos próximos dias uma massa de ar polar que vem atuando na Região Sul avança pelo país, chegando até parte da Região Nordeste. Confira mais detalhes da previsão.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1431 artigosArtigos de Tiago Robles
Neste semana uma frente fria avança pelo Sul do país proporcionando novos eventos de chuva sobre parte da Região. Destaque também para o avanço de uma intensa massa de ar frio. Características de inverno para algumas localidades.
As projeções para o mês de maio não estão muito otimistas tanto em relação aos volumes de precipitação quanto para a ocorrência de frio. Saiba aqui quais os fatores climáticos responsáveis por esse padrão.
Mudança do tempo no Sudeste, principalmente no leste da Região, onde há maior probabilidade para a ocorrência de chuva. Os ventos de sul contribuem para a queda das temperaturas.
Ainda não se trata de uma onda de frio, mas o avanço de uma forte massa de ar frio irá proporcionar a queda de temperatura mais intensa até o momento, levando potenciais eventos de geada na Região Sul.
Neste fim de semana o tempo muda na Região Sul com o avanço de uma frente fria, no entanto, as chuvas ainda ocorrem de forma irregular sem expectativas para volumes elevados.
A baixa pressão com características subtropicais, que evolui para uma tempestade na última terça-feira (20), continua a atuar no oceano e manter o tempo instável e o mar agitado desde o norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.
A formação de um ciclone com características subtropicais neste início de semana favorece o aumento da umidade no leste das regiões Sul e Sudeste e consequentemente para chuvas de fraca a moderada intensidade.
Neste fim de semana uma frente fria avança pela Região Sul e muda o tempo em boa parte do Centro-Sul. Redução das temperaturas e pancadas de chuva são esperadas nos três estados do Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
Nos próximos dias o tempo firme predomina em boa parte do país, com previsão de chuva somente nos extremos norte, leste e sul. Na Região Sul, chove de forma irregular com maior potencial no estado do Rio Grande do Sul.
Nesta semana o destaque fica para o avanço de uma massa de ar frio mais intensa pelo Centro-Sul, que já vem atuando em parte da Região Sul. Atenção também para as chuvas que ocorrem na faixa norte do Nordeste e no Norte do Pará, onde há potencial para transtornos.
A formação de um ciclone extratropical provoca muita chuva sobre o Uruguai. O sistema contribui para a atuação do escoamento de norte e para o intenso calor na Região Sul. Há potencial para rajadas de vento de até 70 km/h.
Previsão de temperaturas em elevação e retorno do calor no Rio Grande do Sul. Destaque também para as chuvas do leste da Região Sul até a Bahia e no Centro-Norte do país. Além disso, fim de semana com formação de ciclone tropical ao sul do estado gaúcho.
O mês que representa o início da estação seca já está entre nós. O que esperar das próximas semanas? Será que as chuvas vão se prolongar, há possibilidade de ondas de frio já por agora? Saiba aqui.
Nos próximos dias, o tempo seco predomina em boa parte do país, com chuvas mais expressivas ocorrendo no extremo norte do país. Circulação dos ventos mantém a probabilidade de chuva para parte do leste do país.
Nos próximos dias as chuvas ficam concentradas no Centro-Norte do país, com destaque para o avanço de uma frente fria que chega até o Nordeste e contribui para chuvas expressivas no Espírito Santo e em parte da Bahia.
A mudança de padrão estabelecida nesta semana se manterá ao longo do próximo feriado santo, com atuação de frente fria e massa de ar frio. Confira os destaques da previsão prévia da Páscoa para todo o país.
Mudança de padrão acontece no início desta semana. Com a atuação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada, tempestades são esperadas em parte da Região Sudeste. A queda de temperatura também é destaque para Região.
Bloqueio atmosférico finalmente deixa de atuar e primeira massa de ar frio mais intensa do ano avança pelo Centro-Sul, proporcionando dias típicos de Outono na transição do mês na Região Sul e parte do Sudeste.
O potencial para chuvas diminui bastante no em boa parte do país, com manutenção do tempo instável somente em boa parte da Região Norte e na faixa norte do Nordeste. Frente fria avança pelo Sul no fim de semana.