A atuação de uma frente fria traz provoca chuvas volumosas e potencial elevado para transtornos como alagamentos e inundações, principalmente no estado de São Paulo.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1432 artigosArtigos de Tiago Robles
No fim de semana uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul dando alívio ao calor a partir domingo. No Sudeste as chuvas ocorrem de forma isolada e as temperaturas entram em elevação.
A presença das zonas de convergência ZCIT e ZCAS contribuem para chuvas volumosas no centro-norte do país e em parte do Sudeste. Já no Sul, os alertas ficam para o leste de Santa Catarina e do Paraná.
A atuação de uma frente fria mantém em alerta para temporais e chuvas volumosas os estados do MS, do PR, de SP e do RJ ao longo do fim de semana. No norte do Nordeste, a ZCIT continua presente.
Na noite na última terça-feira (28) chuvas intensas voltaram a castigar a região metropolitana de Belo Horizonte. Como resultado, inundações, enxurradas, carros arrastados, água invadindo bares e restaurantes, teto de shopping desabando e uma morte por soterramento.
Mesmo com a diminuição dos volumes, as chuvas continuam a ocorrer em boa parte do país, principalmente na Região Sudeste. Em meados da semana volta a chover no Rio Grande do Sul. Confira os alerta e destaques.
Oficialmente a tempestade subtropical Kurumí se formou, porém o sistema já se encontra bastante afastado no fim de semana. Por outro lado, a zona de convergência continua a provocar bastante chuva no Centro-Norte do país.
Condições extremas de tempo para o Brasil devido ao desenvolvimento de um ciclone de características subtropicais e à formação de uma zona de convergência. Muita chuva está prevista e o potencial para transtornos é elevado.
Ao longo desta semana as chuvas continuam a ocorrer de forma volumosa sobre o Sudeste e Centro-Oeste e se espalham pelo Centro-Norte. Há potencial para alagamentos e inundações, principalmente em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Mesmo com afastamento da frente fria o tempo instável se mantém no Brasil Central e há risco de transtornos por conta de chuvas intensas em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Volta a fazer calor no Sul do Brasil.
Os próximos 15 dias serão representados por uma mudança brusca de padrão. Os responsáveis por isso são as oscilações Antártica e de Madden-Julian. Confira a discussão climática.
As temperaturas aumentam e a sensação será de bastante calor no início desta semana no Centro-Sul e principalmente no Rio Grande do Sul. Essa condição anuncia a chegada de uma frente fria, que avança pelo Centro-Sul.
Apesar do aumento das chances de chuva para o Rio Grande do Sul, a distribuição se mantém isolada beneficiando apenas as áreas ao norte. Já para o restante do Centro-Sul, há alerta para ocorrência de temporais e chuvas volumosas.
Nos próximos dias a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece chuvas volumosas no norte da Região Nordeste. Risco de temporais se mantém para o Sudeste e Centro-Oeste, e no Rio Grande do Sul as chuvas continuam isoladas.
Ao longo dessa semana uma pequena mudança nos padrões atmosféricos na Oceania trazem esperança para a ocorrência de chuvas nas regiões de incêndio. Apesar dos volumes baixos já é um cenário animador diante das condições atuais.
Com a atuação de uma frente fria juntamente a um sistema de baixa pressão próximo à costa do Sudeste contribuíram para chuvas torrenciais na tarde de ontem na Grande São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. Imagens impressionantes da força das água na região Serrana do Rio.
Ao longo do fim de semana as chuvas se mantém concentradas no Centro-Norte do país e há alertas para transtornos ocasionados por temporais e chuvas volumosas. As áreas de maior risco se encontram nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Avanço de sistema frontal contribui para o retorno das chuvas em boa parte do Centro-Norte do país e há alerta de temporais e chuvas volumosas. Destaque também para a diminuição das temperaturas.
Com o bloqueio enfraquecido, sistemas frontais conseguem avançar com facilidade pelo Centro-Sul, trazendo alívio ao calorão e contribuindo para o retorno das chuvas em boa parte do Brasil. Entenda a mudança de padrão e o clima das próximas semana.
Na transição de ano será observada o início da mudança de padrão no Brasil, começando com o avanço de um frente fria pela Região Sul. Será que vai chover no momento da virada? E no restante do país? Contamos tudo aqui.