A partir desta quarta-feira (13) áreas de instabilidade intensas atingem o Centro Sul do Brasil, trazendo potencial para chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento. Há risco para transtornos como alagamentos, inundações, destelhamentos e deslizamento de terra.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1432 artigosArtigos de Tiago Robles
O risco de chuvas volumosas e de temporais serão o destaque para esta semana em boa parte do país. Há potencial para transtornos como alagamentos, inundações e ventos intensos nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O tempo instável no Centro-Sul traz chance de chuva ao longo do dia e de chuvas intensas a partir da tarde. O calor e a sensação de abafamento também será destaque em boa parte do país.
Nos próximos dias o tempo fica instável em boa parte do Centro-Sul e há alertas de tempo severo para boa parte do Centro-Oeste e para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. O calor ainda será destaque em Minas Gerais e no Espírito Santo.
No decorrer da semana as chuvas se espalham por todo o Centro-Oeste e Sudeste levando risco para temporais e chuvas volumosas, que podem provocar transtornos. No Sul, os maiores volumes passam a ocorrer no Paraná e em Santa Catarina.
No mês de Novembro normalmente as chuvas já estão estabelecidas no Centro-Norte do país. No entanto, neste ano a estação chuvosa e as chuvas ainda ocorrem majoritariamente de forma isolada. Será que vão regularizar neste mês?
Neste fim de semana, uma frente fria traz de volta o risco de temporais e chuvas volumosas para a Região Sul, Argentina e o Uruguai. Transtornos como alagamentos, inundações, ventos intensos e queda de granizo são esperados a partir da madrugada do sábado.
A última semana de Outubro será de tempo instável em boa parte do Centro-Sul, com ocorrência de chuvas torrenciais e tempestades, que trazem potencial para transtornos como queda de granizo, alagamentos e inundações.
Uma região de cavado mantém a previsão de pancadas na parte da tarde em boa parte do Sudeste, com risco para temporais e queda de granizo. No Sul, o tempo começa a mudar no domingo e há risco de chuvas intensas.
Tempo se mantém instável no Centro-Norte do país, com alerta de chuvas volumosas para os estados do ES, MG e BA. Muitas no Centro-Norte, estão vivenciando um padrão isolado No Centro-Sul o destaque fica para o frio.
Nesta semana as chuvas se espalham pelo Brasil Central e há previsão de volumes de chuvas entre 80 e 100 mm no Centro-Oeste e no Sudeste. Massa de ar frio também passa a atuar no Sul o Brasil e temperaturas caem em todo o Centro-Sul.
Neste fim de semana umidade aumenta em boa parte do país, juntamente com a possibilidade de chuva. Chuvas volumosas e, principalmente, temporais são esperados para os próximos dias no Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste.
Ontem tempestades e chuvas volumosas ocorreram em todo o Rio Grande do Sul, provocando transtornos como queda de árvores, alagamentos e até queda de granizo de grande porte. Em Lagoa Vermelha, o acúmulo de granizo pareceu neve! As imagens são impressionantes!
Nos próximos dias o tempo instável se mantém sobre o Sul e há alerta para temporais e chuvas volumosas nos três estados da Região. No Centro-Norte do Brasil mudanças ocorrem a partir do fim de semana.
No decorrer na semana as chuvas volumosas se mantêm no Sul do Brasil e há risco para temporais. A presença de cavados e sistemas frontais contribuem para pancadas em parte do Centro-Oeste e para mudanças no estado de São Paulo.
Nos próximos dias a chance de ocorrência de chuva diminui no Centro-Oeste e no Sudeste, e se mantém somente no oeste da Região Norte. Destaque para a sensação de bastante calor e para a chegada de uma frente fria no domingo.
O tempo instável se mantém sobre parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias. Apesar das chuvas ocorrerem de forma isolada há risco para temporais. Na Região Sul o destaque fica para o calor intenso até o final de semana.
Após a passagem de uma frente fria, uma região de cavado mantém o tempo instável ao longo da semana em boa parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Apesar do risco de temporais, as chuvas ainda não serão bem distribuídas.
Tempo instável se mantém sobre a Região Sul provocando chuvas volumosas e temporais. A partir de domingo o sistema consegue avançar para o Sudeste e Centro-Oeste alívio do calorão em parte dessas regiões.
A passagem de uma frente fria nos próximos dias leva risco de temporais e granizo para toda a Região Sul nos próximos dias. Esse mesmo sistema, também ajuda a provocar chuvas intensas em parte do Centro-Oeste.