No mês de Outubro é esperado o estabelecimento da estação chuvosa no Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste, mas com chuvas volumosas ainda na Região Sul. Mas como será este ano? Estaremos dentro da normalidade? Contamos aqui.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1432 artigosArtigos de Tiago Robles
No Centro-Norte do país as chuvas perdem intensidade, mas ainda podem ocorrer na forma de pancadas isoladas e ao longo do dia em parte do Sudeste. As temperaturas entram em elevação em boa parte do país.
As chuvas mais volumosas ocorrem entre hoje e amanhã. No entanto, mesmo com a redução da intensidade, há previsão de pancadas para o Centro-Norte do país. No Sul as chuvas retornam na próxima semana.
Setembro termina com início da estação chuvosa na porção central do país e com declínio das temperaturas. Há previsão de chuvas volumosas, temporais e muito frio ao longo da semana para o Centro-Sul.
Frente fria que vem provocando bastante chuva e granizo na Região Sul passa a atuar no Sudeste, resultando em alívio do calorão e em pancadas de chuva isoladas. No Centro-Oeste, a mudança é mais tímida e no Sul o frio aumenta.
Frente fria tem dificuldades em avançar e mantém o riso de temporais e chuvas volumosas na Região Sul. Previsão de mudança somente a partir da sexta-feira em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
O avanço de uma frente fria a partir desta segunda-feira traz a possibilidade de temporais e queda de granizo na Região Sul. O calor também será destaque em praticamente todo o país com máximas superando os 40°C em várias localidades.
No decorrer do fim de semana os ventos voltam a soprar de norte e esse escoamento contribui para o aumento das temperaturas em boa parte do Brasil e para o transporte de fumaça do Norte para o Sul.
Uma frente fria consegue avançar pela Região Sul e chegar ao estado de São Paulo e no Rio de Janeiro no fim da semana, dando alívio ao calor em parte do Centro-Sul.
O tempo ser mantém instável por boa parte da semana em parte da Região Sul. Temperaturas baixas e sensação de frio somente no Rio Grande do Sul. No restante do país o destaque fica para as temperaturas elevadas.
O tempo ser mantém instável por boa parte da semana em parte da Região Sul. Temperaturas baixas e sensação de frio somente no Rio Grande do Sul. No restante do país o destaque fica para as temperaturas elevadas.
Risco para a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul E frente fria frente fria deixa o fim de semana instável e chuvoso no leste da Bahia. Temperaturas aumentam no Centro-Oeste, Sudeste e boa parte do Sul.
Nos próximos dias o avanço de uma frente fria provoca mudanças em parte do Nordeste. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, tempo nublado e frio. Já no Rio Grande do Sul, mudança no fim da semana.
Setembro é um mês extremamente importante, pois representa o início da primavera e da mudança de padrão de distribuição das chuvas e da temperatura no Brasil. Aqui é discutido com será feita essa transição e os fatores que vão influenciar.
Neste fim de semana uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, levando risco de temporais. Já no restante do país o tempo firme predomina e faz bastante calor, com máxima que podem passar dos 40°C.
Nos próximos dias o tempo seco e quente se mantém sobre boa parte do país, com máximas que ficam em torno dos 40°C em parte do Centro-Oeste e do Norte. Já no Sul, a previsão é de mudança com a chegada de uma frente fria.
Nesta última semana de Agosto o tempo seco e quente predomina em boa parte do país. Mesmo com as mudanças na Região Sul, não haverá chuvas volumosas. No Norte do país, as chuvas continuam a ocorrer de forma irregular.
O tempo continua seco e quente em boa parte do país, o que mantém as condições favoráveis para incêndios. No leste das regiões Sul, Sudeste e Nordeste o tempo se mantém instável com sensação de frio. No domingo, há previsão de mudanças no Sul.
Tempo instável e frio se mantém na costa leste do país com risco de chuvas volumosas em parte do leste paulista e no Rio de Janeiro. Tempo seco e quente se mantém nas regiões N e CO.
Massa de ar polar avança ao longo da semana e mantém as temperaturas baixas em boa parte do Sul e do Sudeste. Já no Centro-Oeste as temperaturas ficam próximas de 40°C e agrava as condições para incêndios.