Neste fim de semana as temperaturas aumentam em todo o Centro-Sul e no domingo uma frente fria muda o tempo na Região Sul. No Nordeste, há risco de chuvas volumosas no leste da Região.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1432 artigosArtigos de Tiago Robles
O mês de Agosto vem sendo seco em boa parte do país. Sem a atuação dos fenômenos El Niño e La Niña, as condições meteorológicas das próximas semanas continuarão sob influência de outros fatores. Saiba o que esperar aqui.
Ventos pré-frontais atingiram velocidade de 80 km/h e provocaram transtornos no Rio de Janeiro na última terça-feira. As imagens mostram quedas de árvores, vidros sendo quebrados em um shopping e a força do vento no Cristo Redentor.
Semana de muito frio e temperaturas negativas, que trazem previsão para formação de geadas na Região Sul. No Centro-Oeste e no Sudeste, o frio também será destaque, mas não há alerta para ocorrência de geada.
Uma frente fria se forma ao longo dessa sexta-feira (09) no Rio Grande do Sul, avança até o Sudeste no decorrer do fim de semana. O tempo muda, mas não há previsão de chuvas volumosas e persistentes.
Nos próximos dias as chuvas se mentem volumosas no leste da Bahia, principalmente na região metropolitana de Salvador. No Sul, volta a chover no Rio Grande do Sul e há risco de para transtornos.
Ao longo dessa semana as temperaturas voltam a subir, mas o frio ainda estará presente. Os ventos de leste aumentam de intensidade e contribuem para chuvas volumosas desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Norte.
Frente fria avança juntamente com massa de ar polar intensa pelo Centro-Sul. Há alerta para ocorrência de geada de moderada a forte intensidade do RS até o MS. No Sudeste a frente fria provoca chuvas volumosas no litoral paulista e no RJ.
Com um El Niño cada vez mais fraco e sem influência no Brasil, um Atlântico mais aquecido e uma Oscilação Antártica tomando as rédeas das condições meteorológicas. Saiba o que esperar para o mês de Agosto.
Nesta semana volta chover no Rio Grande do Sul, porém não será persistente. No entanto, o destaque fica para uma massa de ar polar intensa que ira derrubar as temperaturas em todo o Centro-Sul. Há a possibilidade de neve na Região Sul.
Neste fim de semana as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul e continuam no leste do Nordeste. Uma frente fria avança até o Sudeste e muda o tempo em parte dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Reio de Janeiro.
Tempo instável continua sobre o Rio Grande do Sul e nos próximos dias são esperados acumulados elevados. No leste do Nordeste, os ventos de leste continuam a provocar bastante chuva. Confira os detalhes e quando haverá mudança aqui.
Uma frente fria começou a atuar no Rio Grande do Sul nesta madrugada. A previsão é que o sistema atue ao longo da semana, provocando muita chuva e possíveis transtornos. No restante do Centro-Sul o tempo fica seco e muito quente.
Neste fim de semana as temperaturas ficam mais elevadas em boa parte do Brasil, devido a aproximação de uma frente fria que passa a atuar no início da próxima semana. No leste do Nordeste as chuvas não dão trégua.
Frente fria contribui para o aumento das chuvas e do frio no leste da Região Nordeste. A nebulosidade também aumenta no leste das regiões Sudeste e Sul, com ocorrência de chuva fraca. A sensação de frio se mantém para boa parte do país.
O mês e Julho até o momento representou o início do inverno de fato, com a chegada do frio de forma intensa. No entanto, a distribuição das chuvas não condiz com a estação. O que está acontecendo e o que esperar para as próximas semanas?
Neste fim de semana uma frente fria passa a atuar o Sul do Brasil levando risco para temporais para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas diminuem e há risco de geada. No Nordeste as chuvas continuam no leste da Região.
Fortes chuvas podem ter contribuído para o rompimento de uma barragem em Pedro Alexandre no norte da Bahia, atingindo ao menos 2 municípios. As imagens mostram a força da correnteza.
Nos próximos dias as temperaturas ficam mais elevadas em todo o Brasil, com o frio da manhã e do fim do dia ainda presente. A umidade relativa do ar atinge valores críticos em boa parte do país.
No decorrer desta semana a massa de ar polar intensa se afasta para o oceano, proporcionando diminuição do frio. No entanto, no início da semana a temperaturas continuam muito baixas.