Os meteorologistas Davi Moura e Bruno César Capucin fazem as suas análises para este episódio de frio intenso. Entenda o que está potencializando o frio e por que haverá condições de neve.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1432 artigosArtigos de Tiago Robles
Massa de ar polar intensa já provoca em boa parte do Sul do Brasil e previsão para os próximos dias é de frio intenso, temperaturas negativas, geada ampla e possibilidade de neve no Centro-Sul. O frio também será sentido no Norte do país.
Com um início de inverno mais quente que o habitual e a espera de uma massa de ar polar intensa nos próximos dias, esse período vem sendo bastante contrastante e atípico. Então, o que esperar de Julho? Aqui é discutida a previsão para as próximas semanas.
No decorrer do fim de semana uma frente fria se forma no Sul, deixando o tempo instável em parte da Região. No restante do país, o sol predomina e as temperaturas ficam mais elevadas.
Com o afastamento da massa de ar polar, o frio diminui de intensidade e a sensação de calor retorna para boa parte do Centro-Sul. Previsão da chegada de outra frente fria no fim de semana.
A Europa se prepara para receber a primeira onda de calor do verão. As temperaturas podem passar do 40°C em vários países. Na França já se fala de uma situação “potencialmente perigosa”.
No início dessa semana a passagem de uma frente fria provoca mudança no tempo na Região Sul e posteriormente em parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Frio intenso, formação de geada e risco de temporais localizados.
Neste fim de semana uma massa de ar seco e frio continua a atuar sobre o Brasil, favorecendo o predomínio do sol. No início da próxima semana outra massa de ar polar derruba as temperaturas no Centro-Sul.
Neste feriado prolongado de Corpus Christi teremos a presença de uma massa de ar polar, uma frente fria e ondas de leste atuando sobre o Brasil. Aqui discutimos a influência desses sistemas para todo o país durante o feriadão.
No início dessa semana uma frente fria consegue avançar pela Região Sul e, no decorrer da semana, uma massa de ar polar derruba as temperaturas em parte da Região Sul. O ar frio também diminui as temperaturas no Sudeste e na Bahia.
Desde o final de Maio as chuvas e o frio deram lugar ao tempo seco e quente em praticamente todo o país. Aqui discutimos o porquê disso e como serão os próximos quinze dias de Junho.
A Itália vem sofrendo com condições contrastantes nos últimos dias. Enquanto que no Centro-Sul do país está fazendo muito calor, as regiões mais ao norte estão sofrendo com as fortes chuvas. Aqui mostramos as imagens e o resumo da situação.
Até pelo menos meados da próxima semana um bloqueio atmosférico irá trazer condições extremas para a América do Sul, como altas temperaturas no Centro-Sul do Brasil e no Paraguai, e tempestades no norte da Argentina e no Uruguai.
Nesta semana o tempo seco predomina em praticamente todo o Brasil. As temperaturas entram em elevação no Centro-Sul. Previsão de chuva somente nos extremos norte e sul do país e em parte da faixa leste.
Neste fim de semana o tempo seco predominar e as temperaturas se elevam promovendo dias bastante proveitosos em boa parte do país. Previsão de chuvas somente no extremo norte e leste do Nordeste.
Nos próximos dias uma massa de ar seco e frio irá predominar sobre praticamente todo o país, provocando manhãs frias e temperaturas amenas ao longo do dia. No Nordeste uma frente fria influencia parte da Região.
No decorrer desta semana as chuvas vão diminuindo em boa parte da Região Sul e o tempo seco predomina em praticamente todo o país. Previsão de chuva somente nas regiões mais ao leste. Confira os detalhes.
Nos próximos dias o tempo instável se mantém sobre o Centro-Sul do país, com chuvas volumosas ainda ocorrendo em Santa Catarina e no Paraná. Alerta de chuvas intensas também para o estado de São Paulo.
O inverno meteorológico irá começar nesse próximo fim de semana. Será que o El Niño vai se intensificar ou enfraquecer? O que esperar para o próximo trimestre? Respondemos tudo aqui!
Depois do frio as chuvas retornam para parte do Centro-Sul do Brasil nesta semana. Há risco de chuvas intensas na Região Sul e nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.