Nesta última semana do mês de Agosto o tempo seco irá predominar em boa parte do país, com elevação das temperaturas. Nova frente fria começa a se formar a partir do meio da semana.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1434 artigosArtigos de Tiago Robles
Massa de ar polar intensa chega ao Sul do Brasil nesta noite derrubando as temperaturas nos próximos dias em boa parte do país.
Aconteceu na tarde desta terça-feira (21) e com maior intensidade no norte da Venezuela. Não deixou vítimas, mas danos materiais significativos. Houve um alerta de tsunami por algumas horas.
Sistema de baixa pressão se forma sobre o Sul do Brasil e provoca muita chuva em toda a Região e nos estado do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Atenção aos alertas para temporais.
Nestes primeiros dias da semana uma frente fria mantém o tempo instável no Centro-Sul do país e ventos de sul trazem sensação de frio até Rondônia.
As chuvas torrenciais do estado indiano de Kerala já provocaram mais de 200 mortes e inúmeros danos. Assista nossa compilação de vídeos impressionantes.
Uma frente fria chega ao Sul do Brasil e traz risco de temporais entre o fim de semana e início da próxima nos três estado da Região. O frio também será um destaque.
Frente fria favorece a ocorrência de chuvas na porção Central do país. Mesmo sendo isoladas, há a contribuição do aumento da umidade relativa do ar.
Nessa semana apesar de uma frente fria passar pelo país, não há previsão de grandes acumulados, somente aumento da nebulosidade e manutenção do frio.
Em Portugal, temperaturas extremas em torno de 45°C e a seca persistente levaram a graves incêndios florestais, que proporcionaram uma nuvem de fumaça avermelhada.
Massa de ar polar dificulta a formação de nuvens e mantém a sensação de frio em boa parte do país. E uma frente fria contribui para formação de nuvens e chuva em parte do Sudeste.
Nos próximos dias uma frente fria consegue se deslocar livremente, provocando mudanças nas condições do tempo até a Região Norte. Massa de ar polar também passa a atuar e há potencial parra formação de geadas.
Nos próximos dias duas frentes frias irão atuar no Brasil. Para a quarta-feira (08) há alerta de ventos fortes, chuva intensa e queda de granizo nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Nos últimos dias, o estado da Califórnia vivenciou o sexto incêndio mais destrutivo de sua história. As chamas formaram tornados de fogo e rajadas em torno dos 230 km/h, provocando vários estragos.
Nebulosidade, chuva e temperaturas baixas serão as características neste fim de semana nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Saiba como será o fim da estação seca e o início da estação chuvosa. Será que realmente o El Niño estará influenciando as condições meteorológicas do Brasil ao longo desse trimestre?
Nesta semana a incursão e a formação de frentes fria contribuem para a ocorrência de chuva nos quatro estados do Sudeste. No Mato Grosso do Sul também há previsão de chuva.
Neste fim de semana uma frente fria se forma sobre a Região Sul provocando chuva e diminuição das temperaturas. Mudança das condições do tempo no Sudeste.
A tendência para os próximos dias é de aumento da formação de ciclones próximos a Região Sul. Por que isso? Quais os impactos previstos nas condições do tempo no Brasil?
Sistemas precipitantes se mantêm atuantes sobre o Sul do Brasil ao longo dessa semana. Há risco para temporais. Previsão de mais umidade também para o estado de São Paulo.