Na próxima semana uma frente fria se forma sobre a Região Sul, provocando temporais e potenciais quedas de granizo. Há previsão, também, para o retorno do frio por volta da terça-feira (12).
Tiago Robles
Editor Chefe - 1434 artigosArtigos de Tiago Robles
O maior evento de atletismo do Rio Grande do Sul irá ocorrer no próximo fim de semana. As condições meteorológicas influenciam diretamente no desempenho do atleta. Assim, confira a previsão do tempo para o horário da corrida.
Nos próximos dias um ciclone se forma próximo a costa da Região Sul, trazendo mais uma frente fria e uma massa de ar polar mais intensa que aumenta a sensação de frio, chegando a todas as Regiões.
Nos próximos dias volta a chover no Centro-Sul do país e as temperaturas diminuem a partir desse fim de semana. Na metade norte, o tempo segue mais firme com chuvas concentradas nas áreas litorâneas.
Nos próximos dias as temperaturas aumentam e as chuvas retornam devido à chegada de uma nova frente fria. Será que esse sistema irá trazer outra onda de frio?
Massa de ar frio se desloca para o oceano e perde intensidade, contribuindo para o aumento das temperaturas e da umidade no leste do país.
Nos próximos dias as chuvas ficam concentradas na faixa litorânea e no extremo norte do país. Nas demais áreas o tempo seco predomina.
Devido ao afastamento da frente fria, uma massa de ar mais seca e bastante fria inibe a formação de nuvens na maior parte do país.
Frente fria traz bastante chuva e frio na Região Sul. No entanto, a massa de ar polar consegue avançar para áreas mais ao norte do país.
Com o fim do La Niña entramos em uma condição de neutralidade do ENOS para este inverno. Mas como os modelos estão respondendo a isso? Quanto tempo irá durar essa neutralidade?
Frente fria que se forma nesta sexta-feira (16) provoca temporais na Região Sul e massa de ar polar representa de fato a primeira onda de frio de 2018.
Uma nova frente fria atinge a Região Sul nesta terça-feira (15) provocando bastante chuva e diminuição das temperaturas nos dias seguintes. Na porção mais central do país o tempo seco predomina.
Frente fria avança pela Região Sul chegando ao Centro-Oeste e Sudeste, levando pouca chuva e bastante frio. Nas áreas mais ao norte do país, calor e chuvas volumosas.
Uma frente fria finalmente consegue vencer o bloqueio atmosférico e avançar pelo Centro-Sul nos próximos dias. Massa de ar polar passa a atuar e o frio pode chegar até a Região Norte.
Massa de ar seco se mantém atuante sobre boa parte do país. Ocorrência de chuvas somente nas áreas litorâneas e de fronteira do RS. Previsão de frio e muita chuva para o final da semana.
Sol, calor e umidade relativa baixa em todo o Brasil Central. Enquanto isso na Região Sul, bastante nebulosidade, chuva e temperaturas mais baixas.
Nos próximos dias a umidade se mantém concentrada na Região Sul, com previsão de chuva forte em algumas localidades. No litoral do Sudeste, há aumento da nebulosidade e ligeira diminuição das temperaturas.
Nos próximos dias as chuvas se concentram no extremo Norte e Sul do país, enquanto que nas demais áreas o tempo permanece quente e seco. Até quando irá persistir esse padrão? E o frio, quando chega?
Bloqueio atmosférico continua a interromper o avanço dos sistemas frontais nesse fim de semana. No entanto na próxima semana essa condição começa a mudar com a chegada de uma frente fria ao RS.
Nos últimos dias de Abril uma massa de ar seco mantém o tempo firme em boa parte do Brasil. Já no Nordeste as chuvas continuam volumosas no litoral da Região.