Fortes áreas de instabilidade persistem ao longo desse fim de semana nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Já no Sul as temperaturas entram em elevação e faz bastante calor.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1434 artigosArtigos de Tiago Robles
Massa de ar frio diminui as temperaturas na Região Sul, trazendo sensação de frio para as localidades mais elevadas. No litoral paulista, no Rio de Janeiro e no sul baiano há alerta de chuva forte.
Até o meio da semana as chuvas diminuem de intensidade em todo o país, com maior concentração do leste da Região Sudeste. No Sul, as temperaturas diminuem até o meio da semana.
No primeiro fim de semana de Março as chuvas continuam concentradas no Centro-Sul do País, trazendo condições desfavoráveis para quem vai ao litoral. Já no restante do país o tempo fica mais firme, mas ainda com possibilidade de chuva.
Nos próximos dias as chuvas se espalham pelo país. Nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste há potencial para ocorrência de temporais. No Centro-Oeste as chuvas ocorrem de forma mais isolada.
Ao longo dessa sexta-feira (23) e fim de semana o tempo se mantém instável na metade norte do país trazendo chuvas volumosas para os estados MG, RJ e ES.
Nos próximos dias a tendência é de tempo mais firme na Região Sul e de chuvas concentradas na metade norte do país. Alerta de temporais no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Até o meio da semana as chuvas se espalham pelo Brasil, mas é na Região Sul que são esperados os maiores acumulados. O estado do Rio Grande do Sul volta a receber chuvas em todas as regiões.
Neste fim de semana as chuvas diminuem no Rio de Janeiro e no litoral paulista. No Nordeste há alertas de chuva volumosa. No Sul do país a massa de ar frio perde força e a chance de chuva aumenta.
Até o fim da semana o litoral nordestino pode receber a quantidade de chuva esperada para o mês de Fevereiro. Enquanto isso na Região Sul, o tempo fica mais seco e as temperaturas diminuem.
Nesta semana uma frente fria mantém o tempo instável em partes das regiões Sul e Sudeste e a agitação marítima aumenta. No Nordeste, a Zona de Convergência se mantém abaixo da sua posição climatológica provocando temporais.
Os fenômenos El Niño e La Niña influenciam diretamente do clima do mundo e do Brasil. Este ano o resfriamento das águas do Pacífico será o grande responsável pelas condições climáticas do próximo trimestre.
Nos próximos dias o padrão das chuvas passa a mudar. A umidade se concentra mais na Região Sul e as esperadas chuvas para o estado gaúcho retornam, dando um alívio ao calorão. Para o restante do país as chuvas passam a ocorrer de forma mais isolada e há elevação das temperaturas.
No decorrer desta semana as instabilidades continuam a se formar em praticamente todo o país, com alertas para a ocorrência de temporais e acumulados elevados. O tempo fica mais firme somente em parte do Nordeste e nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.