10 praias quase intocadas no litoral de SP: as melhores opções para quem busca tranquilidade

Para quem procura sossego e tranquilidade nas férias de fim de ano, trazemos aqui uma lista com as dez praias mais vazias do litoral do estado de São Paulo. Descubra quais são.

Praia do Sangava, em Guarujá, litoral de São Paulo. Crédito: Blog NaopiraDesopila.

Com a chegada das férias (e festas) de fim de ano, muita gente vai viajar para praias badaladas, que recebem muitos turistas. Mas há aqueles que vão para o lado oposto: que procuram por um destino mais tranquilo e sossegado, seja para curtir com a família ou até com os amigos, por que não?

Se você se encaixa neste último caso, então esse artigo vai lhe interessar. Listamos aqui as 10 praias mais desertas do litoral do estado de São Paulo, onde você vai desfrutar de muita paz e sossego. Descubra abaixo quais são.

As 10 praias quase intocadas no litoral paulista

O litoral paulista possui algumas praias praticamente “intocáveis”, quase desertas e desconhecidas por muitos turistas. Algumas delas só têm acesso por trilha, mas são ideais para quem busca a calmaria neste final de ano agitado. Veja quais são.

Praia do Sangava (Guarujá)

Conhecida também como Congava, essa praia é praticamente deserta e possui um visual deslumbrante com pedras gigantes na areia e muita vegetação da Mata Atlântica. Com areias fofas e mar calmo, ela tem cerca de 90 metros de extensão.

O acesso é através de barco ou por trilha (cerca de 1h30min de duração). Após o longo percurso da caminhada, no entanto, você chegará a uma piscina natural com águas cristalinas, ideal para mergulho livre ou para pesca submarina.

Praia do Éden (Guarujá)

A praia fica na reserva ecológica do Sorocotuba, entre as praias da Enseada e Mar Casado. Tem cerca de 150 metros de extensão, águas claras de tonalidade verde-azulado e mar agitado.

Praia do Éden, em Guarujá, litoral de São Paulo. Crédito: Portal Guarujá.

É um pequeno recanto reservado na cidade do Guarujá, litoral norte, para quem busca um maior contato com a natureza em um ambiente de tranquilidade e paz. A natureza exuberante e o lindo visual fazem dela uma das praias mais bonitas do Guarujá.

Na Baixada Santista, os destaques são a Praia do Sangava e a Praia do Éden, ambas no Guarujá. No Litoral Norte, as praias mais vazias são a do Cedro e Ilha de Prumirim, em Ubatuba.

O acesso é feito por trilha que exige um certo esforço, já que não possui acesso facilitado. A trilha tem dificuldade média e é bastante í­ngreme, onde você desce por uma escadaria rochosa.

Praia do Arpoador (Peruíbe)

Localizade em Peruíbe, no litoral sul paulista, esta praia é totalmente preservada, com águas calmas e areia clarinha. É praticamente deserta em boa parte do ano, e por isso não tem comércio ou vendedores ambulantes.

Praia do Arpoador, em Peruíbe, litoral sul de São Paulo. Crédito: LaercioCJr/Tripadvisor.

Ela pode ser acessada por trilhas guiadas (com uma duração de 20 minutos) ou por barco, este último levando em média 10 minutos, onde os visitantes podem observar a Ilha do Guaraú e toda orla da praia.

Praia Caramborê (Peruíbe)

Devido ao seu difícil acesso por conta de serras e estradas de pedra, a praia Caramborê é isolada, super vazia, e não há bares, quiosques e casas de veraneio. Inclusive, não há sinal de celular.

Tem uma pequena faixa de areia entre dois costões rochosos e um rio que deságua na praia. O acesso se dá através da estrada Guaraú - Una ou pela trilha do Imperador.

Praia Guaratuba (Bertioga)

A Praia de Guaratuba fica dentro do Condomínio Costa do Sol, em Bertioga, na altura do km 198,5 da Rodovia Rio-Santos. Tem cerca de 8 km de extensão com areias brancas e águas cristalinas.

Praia Guaratuba, em Bertioga, litoral sul de São Paulo. Crédito: Prefeitura de Bertioga.

Apesar de estar dentro de uma área privada, a praia é pública. E devido ao seu isolamento relativo, é conhecida por sua limpeza e, geralmente, recebe poucos visitantes.

Praia do Cedro (Ubatuba)

A Praia do Cedro (ou Cedrinho), no litoral norte paulista, é um paraíso em meio ao agito da região central de Ubatuba. O seu acesso não é tão simples e por isso ela não fica lotada. Primeiro você pega uma estrada até certo ponto e depois é necessário uma trilha até chegar nela.

A Praia do Cedro é uma das mais desertas e preservadas de Ubatuba, e famosa pela presença de baleias e tartarugas marinhas.

É cercada por intenso verde e mata fechada, e tem uma pequena faixa de areia, onde há um discreto quiosque com bebidas e petiscos.

Ilha de Prumirim (Ubatuba)

Localizada no litoral norte, a Ilha tem mar transparente, calmo e raso, uma longa faixa de areia branca, e com pedras que formam belos cenários. É um local tranquilo e com poucos turistas, porém, há apenas um bar simples e a infraestrutura é precária.

Ilha de Prumirim, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Crédito: Blog Melhores Destinos.

É de fácil acesso. Para chegar a ela, você pode atravessar o mar de barco. No canto esquerdo da Praia do Prumirim tem barqueiros que fazem a travessia até a Ilha.

Bonete (Ilhabela)

Bonete é considerada a praia mais bonita de Ilhabela. Tem areias claras, mar agitado e orla de mais de 600 metros de extensão, sendo rodeada de árvores. Existem campings e pousadas no local, além de casas caiçaras para aluguel.

Ela é deserta e sossegada, já que seu acesso não é tão fácil e rápido. Ele pode ser feito por mar a bordo das tradicionais canoas “boneteiras” ou lanchas de passeios, que leva aproximadamente 40 minutos . Mas fora isso, o acesso é através de uma trilha de 12 km que dura quase 4 horas.

Praia de Castelhanos (Ilhabela)

É uma das praias mais famosas de Ilhabela, com 1,5 km de extensão de areias brancas. Fica na Baía dos Castelhanos, a qual tem águas azuis e um formato de coração, lindo visto de longe. É uma praia selvagem, com mar aberto agitado e encostas verdes. Há quiosques com serviço de bar, restaurante e estrutura de praia.

A Baía de Castelhanos, em Ilhabela, com formato de coração, e onde fica a praia de mesmo nome. Crédito: Blog Melhores Destinos.

Por seu acesso ser de nível médio, costuma não ser muito movimentada. O acesso principal é por uma estrada de 15 km que corta a Ilha, onde só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Mas é possível fazer a trilha a pé ou chegar de barco.

Praia Brava (São Sebastião)

A praia, localizada em São Sebastião, no litoral norte, tem ondas fortes que atraem principalmente os surfistas. Sua orla conta com vegetação da Mata Atlântica, e há uma cachoeira com queda de mais de 2 metros, onde é possível tomar banho em águas cristalinas.

É uma praia bem tranquila, sem movimento, pois é ignorada pela maioria por ter acesso mais difícil e por ser uma praia simples, com quase nenhuma infraestrutura. O acesso é através de uma trilha de cerca de 3 km, que dura cerca de 40 minutos, ou fazer um percurso de barco.

Referência da notícia:

Diário do Litoral. “Conheça as praias mais desertas do Litoral de SP para fugir da bagunça”. 2024.