5 plantas que se dão bem a pleno sol em jardins e terraços
Tem dificuldade em manter os seus espaços exteriores verdes e cheios de flores? O excesso de sol não é um problema (antes pelo contrário) quando escolhe as espécies de plantas certas. Mostramos algumas infalíveis perante o calor.
Se tem a sorte de ter um jardim ou um terraço em casa, é certamente um dos espaços que mais aprecia nesta altura do ano. Mas, por vezes, mantê-lo verde e vivo torna-se uma verdadeira dor de cabeça quando está exposto a muito sol.
Nem todas as plantas suportam a intensidade dos raios solares, por isso, saber escolher as mais adequadas é fundamental para evitar perder tempo e dinheiro.
5 plantas que resistem bem ao sol
Por isso, aqui ficam cinco espécies que não só sobrevivem, como prosperam com o calor. Com os cuidados certos, embelezarão os seus espaços exteriores e oferecerão uma explosão de cor durante todo o ano.
Alfazema ou lavanda (Lavandula)
Esta planta aromática perene, tipicamente mediterrânica, é conhecida pela sua resistência especial e pela sua capacidade de florescer sob sol intenso. É uma escolha ideal para quem procura dar cor e aroma ao seu jardim (e ajudar os polinizadores).
As suas delicadas flores roxas exalam um aroma agradável e calmante, que também atua como repelente natural de insetos como os mosquitos.
Para uma plantação bem sucedida, necessita apenas de um solo bem drenado. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo e não necessita de rega frequente, o que a torna perfeita para quem tem pouco tempo.
Suculentas
As suculentas são um grupo de plantas que ganharam popularidade recentemente pela sua facilidade de tratamento e capacidade de resistir a condições extremas, incluindo sol direto.
O seu segredo? Armazenam água nas suas folhas, o que lhes permite sobreviver em ambientes áridos e com exposição solar prolongada.
Existe uma grande variedade de suculentas que pode combinar, tais como aloé vera, aeonium, echeverias, kalanchoe (ou orelhas de gato), crassula ovata, bem como um número infinito de cactos, alguns muito bonitos e sem espinhos.
As plantas suculentas são ideais para decorar terraços, varandas ou mesmo como parte de um jardim desértico pontuado por rochas. Além disso, as suas formas e cores únicas dão um toque moderno e minimalista a qualquer espaço.
Gerânios (Pelargonium)
Os gerânios são populares por muito boas razões. São plantas de exterior incrivelmente resistentes e podem florescer abundantemente sob luz solar direta.
Para além da sua resistência ao sol, requerem pouca manutenção. Adaptam-se bem tanto em vaso como no solo. Com uma rega moderada, podem florescer durante grande parte do ano, colorindo o seu jardim ou terraço de vermelho, cor-de-rosa, branco ou roxo.
Os gerânios atraem igualmente as borboletas e as abelhas, o que contribuirá para favorecer a biodiversidade do seu jardim. Tenha apenas cuidado com a traça que os ataca (Cacyreus marshalli), que se tornou a sua principal ameaça, pois alimenta-se deles na sua fase de lagarta.
Se optar por essa planta, aplique um tratamento inseticida preventivo de forma regular e metódica.
Rosas (Rosa)
Outra escolha interessante para os jardins soalheiros (e com uma bela floração) é a rosa. No entanto, neste caso, requer um pouco mais de cuidados.
Existe uma grande variedade de rosas à escolha, desde as miniaturas às trepadeiras, que podem cobrir pérgulas ou treliças, criando um espetáculo visual.
Precisa de um solo bem drenado e de uma rega regular. Se também lhes der um fertilizante adequado, terá flores abundantes e saudáveis.
Tenha cuidado, é importante não molhar as suas folhas para evitar doenças. E, tal como acontece com outras plantas, é fundamental não as regar a meio do dia.
Verbena (Verbena officinalis)
Não é apenas resistente ao sol. A verbena é também extremamente versátil. As suas flores, que podem ser roxas, cor de rosa, vermelhas ou brancas, florescem durante todo o ano, o que lhe dá um toque extra de cor, embora no verão esteja no seu melhor.
Esta planta é ideal para cobrir o solo ou as margens dos caminhos e, tal como a lavanda, é também benéfica para os polinizadores, como as abelhas e as borboletas.
A verbena não necessita de muitos cuidados para além de uma rega moderada. Um truque: quando estiver a regar, enfie o dedo na terra. Se notar que a terra está seca, acrescente água. Caso contrário, evite regar para não provocar encharcamento.