50 mil pessoas são afetadas por incêndios na Califórnia
Os incêndios estão sendo impulsionados por ventos fortes que devem piorar no sul da Califórnia no fim de semana. A Califórnia ainda está se recuperando de incêndios do ano passado que mataram cerca de 100 pessoas.
Nesta quinta-feira (24), cerca de 50 mil pessoas na Califórnia, Estados Unidos, precisaram ser retiradas de áreas de risco por causa de incêndios florestais. Os ventos fortes e secos ajudaram o fogo a se espalhar rapidamente. No ano passado, a Califórnia passou por incêndios florestais severos que causou a fuga de mais de 300.000 habitantes locais de suas casas.
A maior área afetada pelos incêndios fica no Condado de Sonoma, onde o fogo já consumiu uma área de 6500 hectares. Mais de 1300 bombeiros trabalham para evitar problemas maiores. Existem pelo menos três outros grandes incêndios:
- No condado de Los Angeles que queimou pelo menos 2.000 hectares na região de Santa Clarita.
- No Condado de San Bernardino que queimou 38 hectares, fechando uma importante rodovia.
- No condado de San Mateo, ao sul da cidade de Pescadero, que queimou cerca de 38 hectares.
As companhias de energia locais desativaram o serviço de fornecimento de eletricidade, novamente. A medida evita que os ventos derrubem fios já danificados – as empresas passam por dificuldades financeiras – que, com o calor e tempo seco, dão origem aos incêndios. Desde o início das queimadas, as companhias de energia realizam desligamentos preventivos. Quase 2 milhões de pessoas ficaram sem energia à aproximadamente 2 semanas atrás.
Quase 180.000 casas ficaram sem energia na quinta-feira de manhã em 15 municípios do sul da Califórnia para evitar o risco de incêndios acidentais. A energia deverá ser restaurada para 93% dos clientes na noite de quinta-feira. As escolas do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles anunciaram que fechariam na sexta-feira devido a questões de qualidade e segurança do ar.
Há relatos não confirmados de que o incêndio no Condado de Sonoma se iniciou perto de uma linha de transmissão de alta tensão danificada. Não se sabe o que causou os outros incêndios. As rajadas de vento de 112km/h são a principal causa do desfecho dos incêndios. Espera-se que os ventos diminuam no norte da Califórnia na sexta-feira, mas continuarão a causar um risco crítico a extremo de incêndios no sul.