7 plantas perfeitas para reduzir a umidade e melhorar o ar da sua casa

Incorporar essas plantas em diferentes cômodos da sua casa manterá o mofo afastado e melhorará a qualidade do ar. Além disso, quem não gosta de uma casa cheia de vida e cor?

plantas, interior
O mofo pode ser um problema em casa, mas com essas plantas você pode combatê-lo.

O excesso de umidade pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça em casa. Além de ser um ímã para o temido mofo, um microrganismo que se prolifera em condições de alta umidade, calor e pouca ventilação, ele pode afetar nossa saúde. Problemas respiratórios como asma, alergias ou até mesmo irritação na garganta e congestão nasal são algumas das consequências.

Então, como combater esse problema de forma natural e decorativa? Com plantas. Eles não apenas purificam o ar, conectando-nos com a natureza, mas também podem regular a umidade de forma eficiente. Abaixo está uma lista de plantas que, além de embelezar sua casa, ajudarão você a manter o mofo e o excesso de umidade longe:

1. Samambaia

Esta planta é um clássico para ambientes úmidos. Por ser uma amante da umidade, a samambaia não só sobreviverá em banheiros ou cozinhas mal ventiladas, mas também ajudará a regular os níveis de umidade.

Dê a ela um local com luz indireta, regue-a regularmente e observe sua 'mágica' acontecer.

2. Espargos (Asparagus)

É uma das plantas de interior mais apreciadas que existem, e uma das mais utilizadas na floricultura como preenchimento. Com sua aparência de samambaia e cor verde-escura, os espargos são ideais para lidar com o mofo. A planta cresce fortemente em condições de alta umidade e temperaturas amenas, o que a torna perfeita para banheiros e cozinhas. Necessita apenas de regas frequentes e luz indireta.

O espargo é uma planta de crescimento rápido que pode ser propagada por divisão. Suas flores se transformam em pequenas bagas que, além de não comestíveis, são tóxicas. Por isso, e para evitar sustos e decepções, você deve evitar incluí-la em sua coleção de plantas se houver crianças ou animais em casa.

3. Clorofito

Você também pode conhecer essa variedade como planta-aranha ou gravatinha. São plantas pendentes, brilhantes e super fáceis de cuidar. Além de ser campeã na absorção de umidade, ela também combate poluentes como o formaldeído. É incrivelmente decorativa e perfeita para aqueles cantos que precisam de um toque de verde.

É geralmente usada como planta de interior devido ao seu fácil cultivo em vaso, mas também pode ser colocada no lado externo, pois suporta temperaturas de até -2°C. Além disso, são pet friendly, pelo que não tem de se preocupar se você tem animais de estimação em casa.

4. Lírio da paz

Possui uma das flores mais desejadas por sua beleza elegante e seu significado especial, pois é considerada uma planta mágica que atrai paz e prosperidade. É nativa da América e é uma excelente escolha para o interior da casa. Suas folhas absorvem umidade do ambiente e não precisa de muita luz para prosperar.

Você só precisa se certificar de fornecer um substrato de qualidade e regá-la regularmente. É importante não deixar ela exposta a muito calor nem a muito frio, pois suas folhas podem ficar marrons e murchar.

5. Hera

Como planta pendente, a hera não só acrescenta estilo, mas também purifica o ar e ajuda a eliminar o mofo. Coloque-a em uma prateleira alta ou pendure-a no teto, mas tenha cuidado se houver animais de estimação na casa: suas folhas são tóxicas para eles.

Esta planta é bem conhecida por ser uma espécie trepadeira que pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. É versátil, decorativo e também ajuda a proporcionar mais privacidade em jardins e terraços. Para que ele cresça corretamente, é melhor adicionar algum suporte que o ajude a se agarrar.

6. Sansevieria ou língua de sogra

Resistente e decorativa, a sansevieria é uma das preferidas para quartos. Ela é famosa não apenas por absorver umidade e purificar o ar ao absorver toxinas, mas também por seu simbolismo no Feng Shui, onde acredita-se que atrai dinheiro, prosperidade e boa energia.

Ela precisa de muita luz, temperaturas quentes e boa drenagem, mas é muito fácil de cuidar, mesmo para quem não tem jeito com plantas.

7. Begônia

Com seu toque alegre e colorido, a begônia não só embeleza, como também ajuda a eliminar fungos e umidade do ambiente. Ela só precisa ser regada uma vez por semana no inverno e com mais frequência no verão. Ela também gosta de ambientes úmidos e precisa de algumas horas de luz direta.

E o melhor é que há opções para todos os gostos, pois acredita-se que existam cerca de 1.500 espécies dessa planta, embora apenas 150 sejam utilizadas na jardinagem. Algumas são muito procuradas por suas folhas manchadas e outras por suas flores coloridas.

Dicas para maximizar a absorção de umidade com as plantas

Para aproveitar ao máximo as plantas na luta contra o mofo, é fundamental colocá-las estrategicamente em áreas propensas ao acúmulo de umidade, como banheiros, cozinhas ou porões.

Agrupá-las em um mini jardim interno pode melhorar sua eficácia, criando um microambiente ideal para absorver o excesso de água do ar. Além disso, alternar as plantas entre os cômodos, limpar regularmente suas folhas e combinar seu uso com desumidificadores garantirá um controle mais eficaz. Com esses passos simples, você não apenas manterá sua casa livre de umidade, mas também cheia de vida e beleza natural.