A ameaça de erupção do vulcão na Islândia diminuiu, mas a perturbação continua
A ameaça de erupção do vulcão parece estar diminuindo na cidade islandesa de Grindavik, mas os tremores e os impactos continuam. Saiba mais aqui!
Uma possível erupção do vulcão Fagradalsfjall ameaça há semanas a cidade pesqueira de Grindavik, na Islândia. Localizada no sul da península de Reykjanes, abriga cerca de 4.000 pessoas.
Depois que a atividade sísmica do vulcão deu sinais alarmantes devido à sua atividade magmática, a cidade foi evacuada em 11 de novembro.
As perturbações sísmicas causaram enormes fissuras nas estradas da cidade, mas a probabilidade de uma erupção iminente está diminuindo, de acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia.
Mesmo assim, ocorrem mais de mil pequenos tremores todos os dias. Isso resultou em um efeito sonoro incomum, que pode ser visto no vídeo abaixo.
Desde que o nível de ameaça foi reduzido, as autoridades permitiram que os moradores da cidade voltassem para pegar mais pertences em suas casas, mas a zona de evacuação ainda é considerada perigosa.
No dia 21 de novembro, condições meteorológicas intensas podem ter afetado a sensibilidade do sistema de monitoramento sísmico, causando inicialmente incertezas sobre se a atividade sísmica estava realmente diminuindo.
A atualização de 23 de novembro compartilhou que a probabilidade de uma erupção repentina parece diminuir a cada dia. São notícias positivas para Grindavik, onde o magma parece ter solidificado parcialmente. Mas em algum momento uma erupção vulcânica ainda é possível, especialmente num local entre Hagafell e Sylingarfell.
O site 'Visit Islandia' afirma que a Islândia está muito preparada para uma erupção vulcânica. Por enquanto, os voos estão operando normalmente, mas sempre são possíveis interrupções em caso de erupção.
As autoridades islandesas construíram muros de terra para desviar a lava de uma central geotérmica no sudoeste do país. Em caso de erupção, os cientistas consideraram uma estratégia que envolve bombear água sobre a lava para resfriá-la e desviá-la para longe da cidade.
A ameaça do magma pode agora ser menor na cidade, mas as famílias evacuadas estão espalhadas pela Islândia e continuam estressadas pelas incertezas da situação futura.