A erva sagrada que melhora a digestão, ajuda no crescimento do cabelo e reduz o estresse

Foi comprovado que o alecrim promove o crescimento e fortalecimento do cabelo. Também ajuda a aliviar dores musculares, melhorar a circulação e reduzir a inflamação, além de melhorar a memória e a concentração.

saude
Foi comprovado que o alecrim promove o crescimento e o fortalecimento do cabelo, e também ajuda a aliviar dores musculares.

Existem evidências históricas de que as plantas medicinais são utilizadas há centenas de anos e a experiência repetida e transmitida de geração em geração tem funcionado como prova e filtro da sua eficácia. Assim, os remédios que não funcionam são esquecidos, enquanto os que funcionam se espalham e a sua utilização se estende não só no tempo, mas também geograficamente.

Segundo informações do Governo do México, estudos foram realizados em instituições de ensino onde demonstraram que o uso de alguns remédios naturais pode ajudar no tratamento de certas doenças.

Mas hoje falaremos de uma planta reconhecida por suas multipropriedades: o alecrim. Esta planta aromática é popular pelas suas propriedades terapêuticas, tanto na medicina tradicional como na cosmética.

Foi comprovado que o alecrim promove o crescimento e o fortalecimento do cabelo. Mas também ajuda a aliviar dores musculares, melhorar a circulação e reduzir a inflamação, além de melhorar a memória e a concentração.

alecrim
Esta planta aromática é popular pelas suas propriedades terapêuticas, tanto na medicina tradicional como na cosmética.

Para melhor aproveitar as suas propriedades para fortalecer o cabelo e promover o seu crescimento, compartilhamos aqui uma receita que ainda recentemente se tornou viral.

Receita para o cabelo

Leve para ferver 1 litro de água, acrescente um raminho de alecrim, um pedaço de gengibre e três folhas de hortelã. Ferver em fogo baixo por 15 minutos, e após coar e deixar esfriar.

Quando misturado com gengibre e hortelã, o alecrim nutre o couro cabeludo com vitaminas, aminoácidos e minerais essenciais. Quando estiver em temperatura ambiente, coloque o líquido em um pulverizador e ele estará pronto para ser aplicado uniformemente no couro cabeludo seco e deixado nos cabelos para nutri-los. Evite secar os cabelos com secador.

Recomenda-se fazer este tratamento três vezes por semana. Também é recomendado colocar cerca de três raminhos de alecrim dentro do seu shampoo de uso comum.

Componentes do alecrim

O alecrim possui alto teor de vitaminas A, B2 e C, além de ferro, magnésio, zinco e cálcio, o que também o ajuda a ter qualidades antissépticas, cicatrizantes, fortificantes e suavizantes.

Porém, lembremos que por ser natural não é totalmente seguro, os especialistas alertam que seu consumo deve ser moderado e também há certas pessoas que não devem consumi-lo, falaremos disso mais tarde.

Alecrim: um aliado natural contra o inchaço

O inchaço abdominal é um desconforto comum que pode ter diversas causas, desde dieta até problemas de saúde mais graves. Porém, existem remédios naturais que podem ajudar a aliviar esta condição em casos leves, por isso é muito importante que primeiro, antes de tomar qualquer remédio caseiro, você vá ao médico para ter um diagnóstico e com base nisso, tomar decisões inteligentes em relação ao tratamento e outras alternativas que podem ajudar a recuperar o bem-estar.

Veja as propriedades do alecrim:

Propriedades anti-inflamatórias: os compostos presentes no alecrim, como o ácido rosmarínico, possuem poderosas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e a dor.

Melhora da digestão: o alecrim estimula a produção de suco gástrico e bile, o que promove a digestão e reduz a sensação de peso.

Efeito carminativo: ajuda a eliminar os gases acumulados no intestino, reduzindo assim o inchaço abdominal.

Antiespasmódico: relaxa a musculatura lisa do trato digestivo, aliviando espasmos e cólicas.

Embora o alecrim seja geralmente seguro, é importante ter em mente algumas precauções:

Gravidez e lactação: recomenda-se evitar o consumo de alecrim durante a gravidez e lactação, uma vez que não foram realizados estudos suficientes sobre a sua segurança nestas fases.

Problemas de saúde: pessoas com problemas de saúde como úlceras, gastrite ou doenças renais devem consultar um médico antes de consumir alecrim.

Interações medicamentosas: o alecrim pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroides, portanto, você deve consultar primeiro o seu médico se estiver tomando medicamentos.