A fotografia de um urso polar a dormindo em um pequeno iceberg está rodando o mundo!
A espantosa imagem de Nima Sarikhani de um urso polar dormindo em um pequeno pedaço de iceberg triunfou no Wildlife Photographer of the Year People's Choice Award. Veja a imagem aqui!
As imagens pré-selecionadas para o concurso deste ano mostram a vida selvagem de todos os tipos em todo o mundo, desde fotografias mais tradicionais, como fotos de ação e retratos serenos, até reflexões impressionantes sobre a forma como a poluição e a atividade humana estão prejudicando os animais.
O vencedor do concurso
A fotografia vencedora foi tirada no arquipélago de Svalbard e mostra um urso polar macho adormecido num pequeno iceberg. Intitulada "Ice Bed", a fotografia de Nima foi coroada campeã após um concurso em que votaram mais de 75 mil pessoas. O vencedor é um fotógrafo amador britânico que estava a explorar o arquipélago norueguês de Svalbard em um navio de expedição. Venceu contra quatro finalistas altamente recomendados para conquistar a coroa.
Dr. Douglas Gurr, diretor do Museu de História Natural.
Nima Sarikhani afirmou que se sentiu honrado por ter ganho o prêmio deste concurso, que é considerado o mais prestigiado concurso de fotografia de vida selvagem. Essa fotografia despertou emoções fortes em muitos dos que a viram. Embora as mudanças climáticas sejam o maior desafio que enfrentamos, o intuito desta fotografia também seria inspirar esperança.
"Ice Bed" foi selecionada a partir de uma lista restrita de 25 imagens. Antes de o júri selecionar a fotografia como finalista, "Ice Bed" foi apresentada como uma das 49 957 candidaturas totais ao concurso Wildlife Photographer of the Year deste ano.
As mudanças climáticas são consideradas a maior ameaça à sobrevivência dos ursos polares na natureza, uma vez que o aumento das temperaturas derrete o gelo marinho de que dependem estes animais. De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, estima-se que restem cerca de 26 mil ursos polares em estado selvagem, sendo considerados vulneráveis à extinção.
Wildlife Photographer of the Year People's Choice Award
Esse concurso é desenvolvido e produzido pelo Museu de História Natural de Londres. E só este ano, recebeu fotografias de 95 países. A imagem vencedora estará em exposição no museu até 30 de junho.
Desde a sua criação em 1965, os prêmios Wildlife Photographer of the Year têm crescido em importância e impacto. Começaram por ser uma pequena exposição, mas, desde então, transformaram-se em um evento reconhecido internacionalmente, atraindo tanto fotógrafos profissionais como amadores.
O concurso incentiva a celebração e a proteção do mundo natural, realçando a sua beleza, diversidade e a necessidade urgente de esforços de conservação. Todos os anos, os prêmios celebram o trabalho dos melhores fotógrafos de natureza do mundo, apresentando imagens que inspiram a conservação e o apreço pela beleza e complexidade da vida selvagem.