A inclinação da Terra mudou devido à redistribuição das águas subterrâneas pela humanidade

A distribuição das águas subterrâneas na Terra afeta a forma como a sua massa total é distribuída e equilibrada. Os humanos fizeram com que o polo de rotação migrasse mais de 76 centímetros em 17 anos.

Terra
Os humanos movimentam uma enorme quantidade de água subterrânea ao redor do planeta todos os dias. Esta redistribuição modificou ligeiramente a rotação da Terra.

Um estudo recente descobriu que os polos magnéticos da Terra mudaram nos últimos 17 anos. Isso equivale a uma inclinação de 31,5” a mais neste período de tempo relativamente curto. O estudo concluiu que a razão para isso é a redistribuição antropogênica das águas subterrâneas em todo o mundo.

Estima-se que os humanos movimentaram 2.150 gigatoneladas de água entre 1993 e 2010.

Os seres humanos bombeiam e movimentam águas subterrâneas em grande escala por muitas razões: irrigação agrícola, para fornecer água potável a centros populacionais, utilizações industriais, produção de energia e controle de cheias, entre outros. A população mundial vem aumentando e a água é um dos recursos não renováveis mais importantes para esta população crescente.

Inclinação da Terra

A inclinação da Terra é natural, e atualmente está em cerca de 23,5 graus em relação ao seu eixo. Esta inclinação axial característica é responsável pelas mudanças sazonais que vemos em latitudes médias. Os locais inclinados em direção ao Sol recebem mais radiação solar direta, resultando em estações mais quentes, enquanto os locais inclinados para longe do Sol recebem menos radiação durante os meses mais frios.

inclinação do eixo terrestre
A inclinação natural da Terra determina a sazonalidade do clima nas latitudes médias.

A inclinação da Terra muda naturalmente ao longo do tempo em uma faixa de 22,1 a 24,5 graus. Esses movimentos naturais ocorrem de forma extremamente lenta, numa escala de tempo de dezenas de milhares de anos.

O movimento das águas subterrâneas afeta o eixo de rotação

O estudo da Universidade Nacional de Seul usou vários modelos para simular a deriva da localização dos polos em uma série de cenários. O cenário que mais se aproximou da nossa realidade atual foi aquele em que a redistribuição das águas subterrâneas refletia as nossas práticas atuais, levando os pesquisadores a atribuir esta como a causa mais provável.

A distribuição da massa da Terra pelo planeta afeta o seu comportamento rotacional. A redistribuição humana das águas subterrâneas em todo o mundo alterou efetivamente a forma como a massa da Terra está distribuída pela sua superfície. Além disso, descobriu-se que o redirecionamento da água nas latitudes médias e em torno delas tem um impacto mais pronunciado na inclinação da Terra.

Efeitos na Terra

O polo de rotação normalmente muda em uma escala de centímetros por ano, por isso o estudo enfatiza que o risco de desequilibrar as estações não está nos planos a este ritmo. No entanto, durante longos períodos de tempo, a aceleração da deriva polar pode certamente ter impactos climáticos.

No curto prazo, a redistribuição e a subsequente deriva polar contribuíram diretamente para a subida do nível do mar em todo o planeta. A subida do nível do mar é uma ameaça significativa relacionada com as mudanças climáticas para muitas regiões densamente povoadas em todo o mundo. E à medida que a população do planeta continua crescendo, a necessidade de redirecionar a água só aumentará.

Referência da notícia

Drift of Earth's Pole Confirms Groundwater Depletion as a Significant Contributor to Global Sea Level Rise 1993–2010. 15 de junho, 2023. Seo, K. W. et al.