A lenda Maia do beija-flor: o mensageiro dos desejos
O que significa o beija-flor para os Maias? Como é que se diz beija-flor na língua maia? Contamos aqui!
No México, o beija-flor é uma ave admirada não só por ser a mais pequena, à primeira vista é delicada e frágil, mas na realidade é forte. O bater das suas asas é de 80 por segundo, pelo que parece que fica suspenso no ar, mas se se aproximar um pouco mais, desaparece a grande velocidade. Existem muitas lendas em torno desta bela ave, como a lenda maia do beija-flor.
A lenda contada pelos sábios maias diz que os deuses, quando criaram todas as coisas na terra, confiaram a cada animal, a cada árvore e a cada pedra uma tarefa.
O que significa o beija-flor para os Maias?
Diz a lenda que, como já não tinham lama nem milho para fazer outro animal, pegaram numa pedra de jade e esculpiram uma seta. Era uma flecha muito pequena, quando ficou pronta, sopraram nela e a flecha voou. Os deuses tinham criado 'x ts'unu'um', o beija-flor.
Por esta razão, é tão pequeno e é considerado aquele que transporta os desejos ou os pensamentos para o mundo terrestre. O beija-flor é tão frágil e tão leve que pode esvoaçar tão perto das flores sem mover uma única pétala. Além disso, as suas penas brilham ao sol como gotas de chuva e refletem todas as cores do arco-íris.
Reza a lenda que se encontrar esta ave e conseguir vê-la mesmo durante os seus períodos de repouso, que são muito poucos, é porque alguém lhe envia bons votos e amor. Há quem diga também que, quando encontra uma destas belas aves, é porque um ente querido que já morreu está o visitando
Vamos falar sobre os beija-flores e a importância de os conhecer para os preservar
Estas aves estão entre as mais pequenas e são também excelentes aliadas no controlo de pragas e na polinização de plantas. Os beija-flores estão entre os grupos de aves mais numerosos do mundo: foram identificadas 330 espécies, das quais 59 vivem no México e 17 vão e vêm para os Estados Unidos e Canadá, uma vez que durante o verão migram para os Estados Unidos e Canadá para se reproduzirem. Regressam no inverno em busca de calor.
Os beija-flores são endémicos do continente americano
O seu tamanho varia entre os 10 e os 13 centímetros, segundo o site da UNAM, o seu peso é de três a cinco gramas, embora existam espécies como o beija-flor gigante da América do Sul que atinge os 20 centímetros de comprimento.
No México, a maioria pesa entre 5 gramas e mede em média 12 centímetros. Apesar do seu pequeno tamanho, são exímios voadores: podem voar para cima e para baixo, em sentido inverso ou permanecer suspensos num ponto, batendo as asas entre 30 e 50 vezes por segundo, embora algumas variedades o façam até 80 vezes.
Os beija-flores, também chamados "colibris", não podem viver em cativeiro, não são aves de gaiola, pois uma das suas maiores características é serem os melhores voadores da natureza e se não os deixarem voar, ficam deprimidos e morrem. Para ajudar esta população de aves, e outros tipos de aves, as pessoas podem criar um jardim, colocando regadores e plantas. Algumas das flores que os beija-flores preferem em particular são a murta, o aretillo, o muicle, a flor-camarão, a erva-cidreira e a alfazema.
Quando colocar o bebedouro, deve ser de preferência de vidro, pois os de plástico libertam substâncias tóxicas quando expostos ao sol. Para fazer o néctar use açúcar de mesa, é necessária uma medida de açúcar para cada quatro medidas de água, mexa até dissolver completamente ou dê uma fervura rápida para ajudar a fermentar mais rápido e encher o bebedouro com esse líquido. Depois, guarde os restos no frigorífico.
O néctar do bebedouro deve ser mudado de três em três dias, no máximo. O néctar num bebedouro ao sol durante o verão pode estragar-se num só dia. Se estiver fora de casa durante vários dias, pode retirar o bebedouro para evitar que bebam o néctar estragado.