Descubra a rara e maior flor do mundo que cheira a cadáver!
Considerada uma maravilha da natureza pelos botânicos, essa flor gigante pode pesar mais de 10 quilos, embora sua principal característica seja o cheiro de carne estragada.
Como você imagina que é a maior flor do mundo? O reino vegetal guarda inúmeras e grandes surpresas, e uma delas é uma flor gigante que é muito especial. Embora de longe pareça uma flor exótica, enorme e bonita, quem se aproxima dela tem uma surpresa desagradável.
Onde encontrar esta flor rara?
A Rafflesia tuan-mudae que tem diâmetro superior a 100 centímetros foi encontrada na área de conservação natural de Maninjau, na ilha de Sumatra (Indonésia) no início de 2020, batendo o recorde anterior de 2017.
O recorde mundial anterior da Rafflesia tuan-mudae foi detido pelo mesmo local e pelo mesmo exemplar do seu gênero em 2017, de acordo com a Agência de Conservação de Recursos Naturais de Sumatra Ocidental (BKSDA), com cerca de 100 centímetros de diâmetro.
Pode pesar mais de 10 quilos!
A Rafflesia é um gênero de plantas parasitas fanerógamas que contém 15 espécies, que habitam o Sudeste Asiático. Estas plantas brotam do solo e não possuem clorofila, por isso precisam se alimentar de um hospedeiro para obter água e nutrientes para sobreviver.
As plantas de Rafflesia não têm folhas e quase nenhum caule, sendo realmente uma flor de cinco pétalas com um diâmetro maior que 1 metro e peso maior que 10 quilos. Embora remetam aos cogumelos, elas descendem da família das Poinsétias, que são pequenas e vermelhas, apresentando um surpreendente desvio em sua linha evolutiva.
Cheiro exótico
A vida desta curiosa planta varia entre quatro e cinco dias. No entanto, sua principal característica é o cheiro, que lembra um cadáver ou carne podre, por isso não é a flor ideal para dar de presente. Ela faz isso para atrair moscas carniceiras que atuarão como polinizadores, sem receber nada em troca.
Muitos botânicos a classificam como uma das maravilhas da natureza, e para evitar danos a essa flor gigante, o BKSDA impôs medidas rígidas de segurança em torno desta planta rara, que atualmente é protegida pela Lei de Recursos Naturais e Conservação de Ecossistemas.