A que horas comemoram o Ano Novo na Estação Espacial Internacional?

A Estação Espacial Internacional tem sua pr��pria maneira de comemorar o Ano Novo. Contamos como eles escolhem o horário e comemoram em órbita.

EEI, ISS
Na semana passada, os astronautas da ISS celebraram o Natal.

Quando o relógio bater 00:00 da próxima quarta-feira, milhões de pessoas no Brasil e no resto do mundo erguerão as taças para dar as boas-vindas a 2025. Cada país celebrará este momento de acordo com o seu fuso horário.

Mas o que acontece fora do planeta? A Estação Espacial Internacional (ISS) viaja a 28 mil quilômetros por hora e orbita a Terra a cada 90 minutos.

No total, completa 16 órbitas por dia, e os astronautas que vivem na ISS testemunham 16 nasceres e entardeceres. Então, vale a pena perguntar: a que horas eles comemoram o Ano Novo no espaço?

Espacio, NASA
Do espaço, a chegada do Ano Novo é diferente. Entre órbitas e ajustes de tempo, a ISS tem uma forma própria de comemorar.

A ISS, do tamanho de um estádio de futebol, é um laboratório de pesquisa do qual participam agências espaciais de todo o mundo: NASA (Estados Unidos), Roscosmos (Rússia), JAXA (Japão), CSA (Canadá) e ESA (Europa).

Originalmente, a ISS seguia o horário de Houston –GMT-5, ou seja, 5 horas atrás do horário de Greenwich. Porém, segundo o astronauta americano Scott Kelly em seu livro “Endurance: A Year in Space, a Lifetime of Discovery”, esse cronograma trouxe problemas para os controladores russos, porque o metrô de Moscou fechou antes que eles pudessem voltar para casa, o que complicou a logística do trabalho.

Assim, para facilitar a coordenação entre os centros de controle, as Agências concordaram que a Estação Espacial Internacional operaria no fuso horário Horário de Greenwich (GMT), também conhecido como Tempo Universal Coordenado (UTC). A decisão foi tomada para otimizar a coordenação entre os centros de controle em Houston, Texas, e Moscou.

Ou seja, o brinde oficial no espaço acontecerá quando o relógio bater 00h00 UTC, o equivalente às 21h00 de terça-feira, 31 de dezembro, no horário de Brasília.

Brindes sem álcool em microgravidade

Embora as condições na ISS sejam muito diferentes das da Terra, as tradições adaptam-se. A comida de férias, por exemplo, inclui pratos especiais concebidos para o ambiente de microgravidade. Os astronautas podem saborear perus assados, purê de batata e doces embalados em recipientes herméticos.

Quanto às bebidas, o álcool é proibido a bordo, mas você pode brindar com sucos ou chá. Todos os alimentos e líquidos devem ser consumidos de forma controlada, pois, lembre-se, qualquer migalha pequena pode flutuar e causar complicações às equipes ou aos astronautas. Então tudo deve ser feito com muito cuidado.

Hoje, a tripulação da Estação Espacial Internacional é composta por sete astronautas dos Estados Unidos, Dinamarca, Japão e Rússia. Para dar um toque festivo, a tripulação decora o módulo com luzes e enfeites enviados em remessas anteriores. Além disso, muitas vezes partilham vídeo chamadas com as suas famílias e participam em atividades de grupo para fortalecer o espírito de equipe.

A primeira celebração de Natal no espaço aconteceu em 1968, durante a missão Apollo 8, quando os astronautas Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders transmitiram uma mensagem especial da órbita lunar. Na ISS, as comemorações começaram logo após o seu comissionamento em 2000.

O primeiro Ano Novo a bordo foi para os astronautas americanos Bill Shepherd e os cosmonautas russos Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev, em 2001.

Desde então, cada final de ano é um símbolo do espírito de cooperação internacional que caracteriza a Estação, e une tripulações de diferentes partes do mundo em um brinde ao futuro, enquanto orbita 402 km acima das nossas cabeças.