Alerta de muita chuva em algumas capitais do centro-norte do Brasil

Com combinação de instabilidades, boa parte do país segue com condição de chuva. Nos próximos dez dias são esperados volumes na casa de 100 e até 200 milímetros em áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A chuva não tem dado trégua em boa parte do Brasil Central e áreas também da metade norte brasileira, o que mostra a influência do fenômeno La Niña com o resfriamento do Oceano Pacífico. O início de novembro já vem sendo marcado por muita chuva em áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o que traz um alívio após meses de uma estiagem severa.

Para esses próximos dias o alerta continua para a condição de tempo muito instável e principalmente para a combinação entre instabilidades e temperaturas elevadas, que normalmente serve como combustível para os temporais. O alto número de descargas elétricas vem ganhando destaque nos últimos dias quentes.

São esperados volumes elevados, superando a casa de três dígitos em uma área significativamente grande do país. Um alerta especial é gerado para capitais como Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Palmas, que podem registrar até 200 milímetros de precipitação em apenas 10 dias.

youtube video id=kUNXbqPhFEw