Alinhamento raro de 7 planetas acontece no início deste ano e só vai se repetir daqui a 400 anos!
Alinhamento de 7 planetas acontecerá em fevereiro desse ano e só irá se repetir em 2492 sendo uma oportunidade única.
Os amantes de observação no céu estarão empolgados com o ano de 2025 que já começou com vários espetáculos. Janeiro começou com diversos alinhamentos no céu e durante o ano mais fenômenos irão acontecer. Alguns dos fenômenos irão necessitar de equipamentos como telescópios e binóculos enquanto outros poderão ser vistos até mesmo a olho nu.
O que mais chama atenção nesse início do ano é a quantidade de alinhamentos planetárias que estão acontecendo e irão acontecer. Um alinhamento planetário ocorre quando vários planetas do Sistema Solar ou outros astros parecem se alinhar em uma mesma região do céu. O alinhamento acontece do ponto de vista da Terra e eles não estão exatamente alinhados no espaço. Isso funciona como uma espécie de ilusão que cria um efeito no céu terrestre.
De todos que aconteceram, o que mais chama atenção será o alinhamento que acontecerá em fevereiro desse ano. O alinhamento contará com 7 planetas visíveis sendo Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Pela quantidade de planetas alinhados, significando que eles estarão na posição certa no momento certo, torna esse evento extremamente raro onde o próximo acontecerá daqui a 400 anos.
O que é alinhamento?
Dentro do planeta, nós observamos a trajetória dos planetas de uma forma diferente devido à posição e movimento da Terra em relação aos planetas. Um exemplo de fenômeno curioso é quando um planeta fica retrógrado graças à uma ilusão causada pela trajetória de da Terra em relação ao planeta. Outro fenômeno é conhecido como alinhamento planetário onde os planetas parecem se alinhar na mesma região.
Importante notar que se pudéssemos olhar o Sistema Solar de cima, os planetas não estariam alinhados nas suas órbitas. O alinhamento só acontece da perspectiva da Terra ou de algum outro corpo. Alinhamentos com dois ou três corpos são comuns acontecendo várias vezes por ano. Quanto mais planetas estão no alinhamento, mais raro é acontecer esse tipo de alinhamento.
Por que é tão difícil acontecer?
Os planetas e corpos que orbitam o Sol não possuem velocidades semelhantes e nem a mesma trajetória. Alguns planetas, como Mercúrio e Vênus, possuem órbitas menores e possuem velocidades altas. Já outros, como Urano e Netuno, possuem órbitas muito maiores e são extremamente lentos. Essa combinação torna difícil um alinhamento de vários planetas acontecer.
Além disso, as órbitas dos planetas não estão exatamente no mesmo plano apesar de estar próximas. Isso significa que as órbitas estão inclinadas em relação ao plano da eclíptica que é o plano que liga Terra e Sol. Com isso, mesmo quando estão em posições que poderiam causar um alinhamento, eles podem ficar em posições diferentes no céu por causa da inclinação. Quanto maior número de planetas, mais difícil é encontrar essa combinação.
Alinhamento raro em 2025
O ano de 2025 já começou com alinhamentos planetários logo em janeiro quando Vênus, Saturno, Júpiter e Marte estarão alinhados em 21 de janeiro. Vênus e Saturno serão os primeiros a aparecer no céu logo no final da tarde e início da noite. Júpiter estará em uma posição mais alta porém seguindo a mesma linha. Marte poderá ser visto como um ponto vermelho no Leste.
Os 4 planetas poderão ser vistos a olho nu mas quem tiver telescópios em casa poderá enxergar Urano e Netuno no mesmo alinhamento. Em 28 de fevereiro, o alinhamento continuará e o planeta Mercúrio se juntará à formação. Ao todo serão 7 planetas alinhados, fenômeno raro que acontecerá de novo apenas em 2492. Em agosto, os planetas se juntarão novamente mas sem Mercúrio dessa vez.
Como se preparar para observar?
Os planetas mais próximos da Terra como Mercúrio, Vênus e Marte são facilmente vistos a olho nu sem a necessidade de equipamentos. Júpiter e Saturno também são observáveis a olho apesar da distância porém o tamanho gigante deles compensa. Já Urano e Netuno só serão observados com ajuda de telescópios, isso por causa da distância deles e por terem uma luminosidade baixa.
Um local escuro e longe de poluição luminosa das cidades é indicado para conseguir observar o alinhamento completamente. Além disso, aplicativos de observação do céu pode ajudar a encontrar o local de cada planeta, objetos e até estrelas. Outro ponto importante é usar informações obtidas por sites de observação astronômica para conseguir encontrar melhor horário para as observações.