Amanhã uma frente fria se forma na Região Sul: alerta de chuvas intensas, tempestades com risco para granizo

A partir de terça-feira, uma frente fria causará tempestades possivelmente acompanhadas de granizo no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina. O acumulado de chuva pode se aproximar dos 100 mm em alguns pontos da Região Sul.

Frente fria
A formação e o avanço de uma frente fria trazem potencial para tempestades acompanhadas de granizo entre terça e quarta-feira.

A formação e o avanço de uma frente fria deixarão o tempo bastante instável nesta semana na Região Sul, trazendo potencial de tempestades entre terça-feira (06) e quarta-feira (07), inclusive com possibilidade de granizo.

Alerta de tempestades na Região Sul entre terça e quarta-feira

A partir da madrugada de terça-feira (06), as instabilidades começam a se formar na porção oeste e centro-sul do Rio Grande do Sul, com potencial de tempestades, como é possível observar no mapa de densidade de raios. Não se descarta a possibilidade de tempestades acompanhadas de granizo entre terça (06) e quarta-feira (07).

Na porção centro-norte do Rio Grande do Sul, as chuvas devem ocorrer com intensidade fraca a moderada na madrugada de terça-feira (06). Nos estado de Santa Catarina e Paraná, não há previsão de chuvas durante a madrugada da terça-feira (06).

Na terça-feira (06), a frente fria avança sobre o estado do Rio Grande do Sul, provocando chuvas com moderada a forte intensidade.

No incio da manhã, teremos eventos de chuva moderada na porção centro-sul e do estado do Rio Grande do Sul. A manhã será marcada por bastante nebulosidade em grande parte do estado, com exceção do extremo norte do Rio Grande do Sul.

No final da tarde de terça-feira (06), a frente fria avança sobre o estado do Rio Grande do Sul, trazendo muita nebulosidade para o extremo norte e para parte do estado de Santa Catarina. As chuvas, de intensidade moderada a forte, se concentram no centro-sul do Rio Grande do Sul, com potencial de tempestades na região metropolitana de Porto Alegre.

Durante a madrugada de quarta-feira (07), a frente fria avança sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul, e no período da manhã, as chuvas com potencial de tempestade se concentram no centro do estado, desde a porção oeste até a porção leste. No decorrer da tarde, as chuvas se espalham pelo estado, e no início da noite, a probabilidade de chuvas de forte intensidade aumenta, mais especificamente no oeste do Rio Grande do Sul.

No oeste de Santa Catarina, as chuvas de intensidade fraca são esperadas entre o final da tarde de quarta-feira (07) e o início da noite. Na capital Florianópolis, a previsão é de uma quarta feira parcialmente nublada, e em Curitiba, teremos um dia com tempo firme, sem previsão de chuva.

As capitais Florianópolis e Curitiba não possuem previsão de chuva para a quarta-feira (07), e o dia tende a ficar firme com nuvens dispersas e períodos nublados. Já em Porto Alegre, a previsão é de chuva fraca intercalada com períodos nublados.

No restante do estado e no Paraná, teremos uma noite com bastante nebulosidade, mas sem grandes acumulados de precipitação. No final da noite de quarta e início da madrugada de quinta-feira, a frente fria avança sobre o centro-leste de Santa Catarina e o oeste do Paraná, provocando chuvas de intensidade fraca a moderada.

Chuva
O acumulado de precipitação pode chegar a 100 milímetros em alguns municípios do Rio Grande do Sul até o final da noite de quarta-feira.

Até o final da noite de quarta-feira (07), a precipitação acumulada pode passar dos 100 milímetros no centro-sul do Rio Grande do Sul. As chuvas de intensidade forte devem ocorrer na terça e quarta-feira, com potencial de tempestades. Não se descarta a possibilidade de ocorrência de granizo!