Antes e depois na Espanha: imagens de satélite mostram impacto das inundações mortais em Valência

Precipitações abundantes e torrenciais na região de Valência, na Espanha, geraram inundações mortais: já são mais de 150 vítimas e muitos danos desde o dia 29 de outubro, devido a uma baixa pressão (DANA).

Valência, Espanha
Imagem do satélite Landsat 8 mostrando inundações generalizadas de terras urbanas e agrícolas dentro e ao redor da cidade costeira de Valência em 30 de outubro de 2024. Fonte: NASA.

No dia 29 de outubro de 2024, choveu mais de 300 mm em algumas partes da província de Valência, na Espanha, segundo a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET). Na cidade de Chiva, caíram quase 500 mm em apenas 8 horas. Mas existem registros mais elevados em outras partes da área.

Imagens do satélite Landsat-8 das inundações

O OLI (Operational Land Imager) do satélite Landsat 8 da NASA capturou a imagem à direita mais abaixo mostrando inundações generalizadas em terras urbanas e agrícolas dentro e ao redor da cidade costeira de Valência em 30 de outubro. As águas das cheias carregadas de sedimentos também encheram o leito do rio Turia, que deságua no Golfo Mediterrâneo de Valência, e nas zonas úmidas costeiras de L'Albufera, a sul da cidade.

Para efeito de comparação, a imagem à esquerda mais abaixo, também feita pelo Landsat 8, mostra a mesma área no final de outubro de 2022 (As imagens Landsat mais recentes da região estavam cobertas de nuvens ou não eram adequadas para comparação de imagens).

As chuvas ocorreram devido a um sistema meteorológico de baixa pressão em alta altitude, que ficou isolado da corrente de jato, segundo a AEMET. Estes sistemas são conhecidos localmente pela sigla DANA (Depressão Isolada em Altos Níveis) ou, mais genericamente, como cut-off lows. Esses sistemas ocorrem onde o ar frio em altitude, digamos a 5.000 m, encontra massas de ar quentes e úmidas, como no Mar Mediterrâneo. As DANAs podem permanecer relativamente estacionárias antes de se dissiparem, o que amplifica o seu potencial de inundação.

Os meios de comunicação locais noticiaram no dia 30 de outubro que cerca de 100 pessoas tinham morrido (o número subiu para 158 mortos hoje, 1º de novembro), incluindo pelo menos 40 na cidade de Paiporta. Ainda há muitas pessoas desaparecidas.

inundações, Valência, Espanha
Imagem ampliada das áreas afetadas em Valência e arredores: à esquerda, em cor natural a partir de 8 de outubro, antes das tempestades, e à direita, em núcleos destacados, destacando em azul as áreas inundadas e os sedimentos transportados para o mar em 30 de outubro de 2024. Crédito: USGS/ESA.

Infraestruturas como estradas, pontes e ferrovias foram danificadas e as fotografias mostram veículos deslocados e escombros enchendo as ruas da cidade. Uma Unidade Militar de Emergência (UME) enviou mais de 1.100 soldados para apoiar as operações de resgate na região.

Observação: as imagens são do Observatório da Terra da NASA, feitas por Lauren Dauphin, usando dados do satélite Landsat 8 do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).