As imagens chocantes e incríveis da nova erupção do vulcão Etna
O vulcão Etna, localizado na ilha da Sicília, na Itália, registrou uma nova erupção de lava na segunda-feira (14). A expulsão de uma nuvem de cinzas sobre a cidade de Catania obrigou o fechamento do aeroporto.
O vulcão Etna entrou em erupção na noite deste domingo, 13, expelindo lava e cinzas na ilha mediterrânea da Sicília, na Itália. O fluxo de lava diminuiu antes do amanhecer de segunda-feira (14), mas as cinzas ainda estavam saindo de uma das crateras.
O fenômeno natural forçou o fechamento do aeroporto, em plena época de alta turística. Em 2022, cerca de 10 milhões de passageiros transitaram pelo Aeroporto Internacional de Catânia, que cobre a parte oriental da Sicília, um dos destinos turísticos mais populares da Itália.
O prefeito de Catania, Enrico Trantino, "proíbe nas próximas 48 horas a circulação de veículos de duas rodas, bicicletas e motocicletas, devido ao fato de que várias partes da cidade estão cobertas por uma camada de cinzas vulcânicas", anunciou o município em seu site oficial.
Anéis de gás, como um precursor da erupção do Etna
O vulcão Etna, com cerca de 3.357 metros de altura, embora variável devido a erupções constantes nos últimos 500 mil anos, é considerado o mais ativo da Europa. A última grande erupção do Etna data de 1992, e o último episódio foi em maio deste ano.
A erupção foi detectada na semana passada, quando o Etna emitiu anéis de gás. O fenômeno extremamente raro ocorre quando bolhas de gás são empurradas centenas de metros no ar através de uma abertura estreita no vulcão, fazendo com que as margens do jato de gás girem em forma de anel.