“As pessoas pulam no mar para escapar do fogo”: o furacão Dora alimenta as chamas em Maui
As imagens da cidade de Lahaina, no arquipélago havaiano, são devastadoras. A cidade inteira está sendo destruída por um intenso incêndio florestal, obrigando os moradores a buscarem refúgio nas águasdo oceano.
Os incêndios florestais em Maui, no estado do Havaí, estão causando devastação na ilha. Com o avanço do furacão Dora para o sul do arquipélago, os ventos intensos reacenderam as chamas dos incêndios em curso. O fogo já devastou grande parte da ilha e pessoas que estão lá presenciando tudo descrevem a situação como "apocalíptica".
As imagens mais chocantes vêm da cidade histórica de Lahaina, onde moradores e turistas foram forçados a pular nas águas do porto para escapar das chamas.
Por volta das 22h50, hora local, a Guarda Costeira informou ter resgatado uma dezena de indivíduos do mar e apela aos donos das embarcações para ajudar no resgate.
"O 911 não está operacional. Os serviços de celular e telefone estão inativos", disse a vice-governadora do Havaí, Sylvia Luke, em entrevista à CNN na manhã de ontem (9). "Nosso sistema hospitalar em Maui está sobrecarregado com pacientes queimados e pessoas afetadas pela inalação de fumaça", acrescentou. "A dura realidade é que precisamos mover pessoas de Maui para cuidar de queimaduras, já que o hospital local não tem recursos para tratamentos extensivos".
As autoridades afirmam que não será possível avaliar a extensão total dos danos até que os ventos do furacão Dora diminuam de intensidade. O incêndio florestal de Lahaina é um dos sete principais focos de incêndio que os bombeiros enfrentam em meio a condições desafiadoras: ventos fortes, baixa umidade e mata seca.