As próximas 10 missões à Lua: cada vez mais perto de viagens tripuladas ao planeta vermelho
A Lua está despertando interesse como nunca antes nos últimos 50 anos. Conheça aqui as próximas 10 missões lunares, entre as quais está um projeto da NASA para levar astronautas ao nosso satélite.
Desde 1966, quando a União Soviética (URSS) estabeleceu um marco ao pousar suavemente uma nave espacial na Lua pela primeira vez, parecia que a corrida espacial estava perdida para os Estados Unidos. Mas apenas 3 anos depois, a Apollo 11 pousaria na superfície do satélite, levando os primeiros humanos para o outro mundo.
Em 1976, as naves espaciais dos Estados Unidos e da URSS atingiram a superfície lunar 18 vezes, contando as seis missões da NASA que levaram humanos à Lua.
Mas o alto custo das missões lunares, combinado com o desinteresse na corrida espacial e com a diminuição do apoio público, fez com que as agências espaciais concentrassem a sua atenção em outros pontos do Sistema Solar. Somente em 2007, após 35 anos, o programa Chinês de Exploração Lunar pousaria uma nave na superfície da Lua.
As próximas 10 missões à Lua
O interesse pela Lua está aumentando novamente, especialmente porque a NASA procura usá-la como banco de testes para uma missão tripulada a Marte, e pretende levar astronautas novamente à Lua após 50 anos da primeira vez. E outros países e organizações estão aproveitando a diminuição dos custos de lançamento para conduzir as suas próprias missões lunares.
Com a iniciativa CLPS (Commercial Lunar Payload Services), a NASA está apoiando a criação de uma economia lunar através de entregas comerciais de elementos científicos da NASA à superfície lunar, o que ajudará a preparar a próxima geração de exploradores.
Missão Blue Ghost 1
Em 2021, a empresa Firefly Aerospace, com sede no Texas, garantiu financiamento para a Missão Blue Ghost 1 por meio da iniciativa CLPS da NASA, que oferece às empresas norte-americanas contratos de preço fixo para entregar cargas úteis à Lua.
Consistirá em um módulo lunar com 10 cargas úteis da NASA a bordo, incluindo uma que testará o impacto da radiação espacial em computadores e outra que explorará maneiras de evitar que a poeira lunar interfira nas espaçonaves.
- Empresa líder: Firefly Aerospace
- Data de lançamento: novembro de 2024
- Veículo de lançamento: SpaceX Falcon 9
- Local de pouso: Mare Crisium, no hemisfério lunar norte
IM-2 Atenea
Em fevereiro de 2024, a Intuitive Machines, com sede em Houston, lançou sua primeira missão IM-1 Odysseus, e foi um enorme sucesso, tornando a startup o primeiro grupo privado a pousar suavemente uma espaçonave na Lua.
Para a sua segunda missão CLPS, a Intuitive enviará um dos seus módulos lunares Nova-C para o polo sul da Lua. Sua principal missão será procurar água e testar como obter recursos para futuras missões à própria Lua.
- Empresa líder: Intuitive Machines
- Data de lançamento: no quarto trimestre de 2024
- Veículo de lançamento: SpaceX Falcon 9
- Local de pouso: Cratera Shackleton, perto do polo sul lunar
Missão Hakuto-R 2
A startup ispace esteve perto de pousar com sucesso na Lua em abril de 2023 com a missão HAKUTO-R 1, mas um problema com o software de altitude do módulo de pouso fez com que ele caísse na superfície lunar.
A startup planeja tentar novamente no final de 2024. A Missão HAKUTO-R 2, que incluirá o Resilience, um lander semelhante ao usado durante a Missão 1, além de um micro rover de 25 cm de altura equipado com um instrumento que irá coletar e fotografar amostras da lua para a NASA.
- Empresa líder: ispace
- Data de lançamento: quarto trimestre de 2024
- Veículo de lançamento: SpaceX Falcon 9
- Local de pouso: ainda não definido
Missão Griffin 1
A startup Astrobotic Technology, sediada em Pittsburgh, já teve problemas em sua primeira tentativa de ida à Lua, por conta de problemas no sistema de propulsão do seu lander Astrobotic Griffin. Portanto, o lander não conseguiu chegar ao seu destino final.
A segunda missão CLPS da Astrobotic deveria transportar o Rover de Exploração Polar Volatiles Investigating (VIPER) da NASA, mas a agência americana cancelou o veículo espacial em 17 de julho deste ano, devido a atrasos e custos crescentes. No entanto, a missão lunar ainda está em andamento e tentará entregar cargas úteis à Lua com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).
- Empresa líder: Astrobotic Technology
- Data de lançamento: terceiro trimestre de 2024
- Veículo de lançamento: SpaceX Falcon Heavy
- Local de pouso: Montanha Mons Mouton, perto do polo sul lunar
IM-3 PRISM
A terceira missão CLPS da Intuitive Machines usará um módulo de pouso Nova-C para entregar quatro cargas úteis à superfície lunar para a NASA. Uma delas, a Lunar Vertex (LVx), usará um rover e instrumentos no módulo de pouso para estudar formações geológicas brilhantes e misteriosas chamadas “redemoinhos lunares”.
A IM-3 Prism também testará a capacidade de três pequenos veículos autônomos trabalharem juntos para completar experimentos na superfície lunar, como parte do Projeto CADRE da NASA.
- Empresa líder: Intuitive Machines
- Data de lançamento: 2025
- Veículo de lançamento: SpaceX Falcon 9
- Local de pouso: Redemoinho lunar Reiner Gamma
LUPEX (Lunar Polar Exploration Mission)
Em agosto de 2023, a Índia tornou-se a 4ª nação a realizar um pouso suave na Lua. No mês de janeiro de 2024, o Japão tornou-se o 5º país quando a sua nave espacial SLIM aterrissou na superfície lunar... embora tenha feito isso de "cabeça" para baixo.
Agora, essas duas nações estão unidas para a missão LUPEX, que contará com um módulo de pouso, fabricado pela ISRO (agência espacial nacional da Índia), transportando um rover fabricado pela JAXA (a agência japonesa de exploração espacial). Uma vez na superfície da Lua, o rover perfurará e coletará amostras de solo que analisará em busca de sinais de água.
- Empresa líder: ISRO/JAXA
- Data de lançamento: 2025
- Veículo de lançamento: JAXA H3
- Local de pouso: polo sul lunar
Módulo de pouso lunar Draper
O Laboratório Draper tem uma longa história de trabalho com a NASA, tendo desempenhado um papel fundamental nas missões Apollo e, em 2022, a organização sem fins lucrativos ganhou um contrato CLPS para pousar suavemente uma espaçonave no lado oculto da Lua, algo que a NASA nunca havia feito antes.
As principais cargas úteis que o módulo de pouso APEX 1.0 depositará na Lua são instrumentos para medir o campo magnético lunar, uma broca que será usada para registrar o fluxo de calor e eletricidade abaixo da superfície lunar e um sismômetro que tentará medir pela primeira vez a atividade sísmica no lado oculto da Lua.
- Empresa líder: Draper Laboratory
- Data de lançamento: 2026
- Veículo de lançamento: ainda não definida
- Local de pouso: Bacia de Schrödinger, no lado oculto da Lua, perto do polo sul
Missão Blue Ghost 2
A primeira missão Blue Ghost 1 da empresa Firefly Aerospace ainda nem decolou, mas a NASA já financiou uma segunda. Esta missão não terá como objetivo apenas colocar um novo módulo de pouso na Lua, mas também colocar um satélite, chamado Lunar Pathfinder, em órbita ao redor da Lua.
Uma vez instalado no lado oculto (escuro) da Lua, o módulo de pouso Blue Ghost implantará o Experimento Eletromagnético da Superfície Lunar (LuSEE-Night), um pequeno radiotelescópio que tentará detectar sinais antigos de rádio procedentes da "Cosmic Dark Ages".
- Empresa líder: Firefly Aerospace
- Data de lançamento: 2026
- Veículo de lançamento: ainda não definida
- Local de pouso: lado oculto da Lua
Chang’e 7
O Programa Chinês de Exploração Lunar tem sido um grande sucesso para a Administração Espacial Nacional da China (CNSA): sua Chang'e 3 foi a primeira espaçonave da China a pousar suavemente na Lua, e a Chang'e 4 foi a primeira espaçonave de qualquer nação a pousar suavemente no lado oculto da Lua.
A CNSA planeja manter o programa Chang'e-7 em funcionamento, uma missão para implantar um orbitador lunar, um módulo de aterrissagem, um rover e uma mini sonda voadora em 2026. A China espera que os dados coletados por essas espaçonaves ajudem a planejar futuras missões tripuladas à Lua.
- Empresa líder: CNSA
- Data de lançamento: 2026
- Veículo de lançamento: Long March 5
- Local de pouso: polo sul lunar
Artemis 3
A maior missão lunar prevista é, sem dúvida, a Artemis 3, uma tentativa da NASA de levar novamente astronautas à Lua, algo que não era feito desde 1972.
No entanto, ainda há muito a fazer antes da decolagem, incluindo o primeiro voo de teste tripulado do foguete Space Launch System (SLS) e a conclusão do Sistema de Pouso Lunar da Nave Estelar Humana (HLS) da empresa SpaceX, que levará os astronautas à superfície lunar.
Mas muitos esperam que a missão seja adiada até 2027 ou 2028, à medida que os atrasos aumentam. Embora demore mais do que o esperado, valerá a pena esperar pelo Artemis 3, pois nos aproximará um passo da próxima era da exploração espacial: missões tripuladas à Marte.
- Empresa líder: NASA
- Data de lançamento: setembro de 2026
- Veículo de lançamento: Space Launch System (SLS)
- Local de pouso: polo sul lunar
Referência da notícia:
Big Think. "T-Minus: Counting down 10 upcoming moon missions". 2024.