Astrônomo encontra lugar de pintura de Van Gogh usando a posição do Sol

Astrônomo usa posição do Sol para encontrar o local retratado no quadro “Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol” de Van Gogh.

Local e data da obra "Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol" de Van Gogh foram encontrados usando informações astronômicas.
Local e data da obra "Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol" de Van Gogh foram encontrados usando informações astronômicas. Crédito: Vincent Van Gogh

Um dos nomes mais conhecidos quando se fala em arte é o de Vincent van Gogh que é reconhecido por sua obra “A Noite Estrelada”. As cores das obras de Van Gogh chamam atenção além das emoções que ele passava através dos quadros. Além disso, o artista preferia lugares reais para retratar em suas obras e apreciava pintar ao livre conseguindo capturar detalhadamente a paisagem em que se encontrava.

Por causa dessa característica de Van Gogh, um trabalho comum de pesquisadores é identificar lugares específicos que Van Gogh retratou. Por exemplo, "A Noite Estrelada", uma de suas obras mais conhecidas, representa uma vista do céu noturno da vilde de Saint-Rémy-de-Provence. As obras podem incluir modificações como adicionar ou remover algumas partes da paisagem por interpretação própria.

Recentemente, o astrônomo Donald Olson aplicou técnicas de astronomia para localizar com precisão o local onde Van Gogh pintou "Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol". Com base na posição do sol, sombra das árvores e ângulos de luz na pintura, Olson conseguiu determinar o dia e o local da pintura. Olson empregou simulações astronômicas do céu e usou como base o conhecimento dos dados meteorológicos daquele dia.

Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol

Uma das pinturas mais conhecidas de Van Gogh é a "Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol" que foi criada em 1889. A obra mostra uma fileira de árvores ao longo de um caminho que é iluminado pela alaranjada do pôr do sol. No quadro é possível observar o contraste das cores além da forma que foi pintada criando a sensação que o observador está em pé na estrada.

Análise astronômica pelo astrônomo Donald Olson encontrou que a obra "Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol" é uma estrada chamada Weverstraat na cidade de Nuenen.
Análise astronômica pelo astrônomo Donald Olson encontrou que a obra "Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol" é uma estrada chamada Weverstraat na cidade de Nuenen. Crédito: Vincent van Gogh

Um traço importante de Vincent van Gogh é o uso de tons e cores para passar a impressão desejada nos quadros. No caso do "Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol", ele usou tons de amarelo, laranja e verde para representar a natureza e sensação de calor. Já o azul funciona como contraste representando o céu. Uma das perguntas que cercavam a obra era saber qual lugar exatamente Van Gogh retratou e quando foi.

Encontrando cenários de Van Gogh

A pergunta sobre os cenários de Van Gogh é válida já que o pintor tem o costume de retratar paisagens reais que ele presenciou. Um astrônomo chamado Donald Olson levou essa questão como trabalho por causa de uma característica do autor. Em muitas de suas obras, ele retrata o céu de forma correta dando dicas do local onde estava. Isso torna possível para que o astrônomo consiga mapear o céu do local específico da pintura.

Olson já havia de conhecimento da Astronomia e de informações dos quadros para datar outras três pinturas de Van Gogh: “Paisagem da noite ao nascer da lua”, “Estrada com Ciprestes e Estrela” e “Casa Branca à Noite”. Analisando a posição da lua, das estrelas e da iluminação, ele conseguiu estabelecer as datas aproximadas de quando essas obras foram criadas. Recentemente Olson descobriu outro local e data específicos.

Local e horário

Olson estudou o quadro "Alameda dos Choupos ao Pôr do Sol" usando os métodos da Astronomia para reconhecer o céu. Ele encontrou que a cena é uma alameda em Nuenen, cidade onde Van Gogh ficou por um tempo, em um trecho de 365 metros na estrada chamada Weverstraat. Conhecendo o local, para encontrar a data exata, seria necessário fazer uma retrospectiva para encontrar quando o Sol se alinhou com a estrada.

Obra “Casa Branca à Noite” também foi uma das obras analisadas pelo astrônomo Donald Olson.
Obra “Casa Branca à Noite” também foi uma das obras analisadas pelo astrônomo Donald Olson. Crédito: Vincent van Gogh

Usando dados astronômicos, as obras anteriores do artista e as cartas que Van Gogh enviava ao seu irmão, Olson conseguiu encontrar que a pintura foi feita antes do pôr do sol em 13 ou 14 de novembro de 1884. Em uma carta de 25 de outubro de 1884, Van Gogh diz em um trecho que “A última coisa que fiz foi um grande estudo de uma alameda de choupos com folhas amarelas de outono.” Confirmando a estimativa do astrônomo.

Clima do dia

O clima do dia também foi importante para estimar a data e o local. Uma característica que Olson percebeu foi a quantidade de folhas nas arvóres e o ângulo do Sol se pondo. As folhas indicariam uma cena mais tarde no outono e um software foi usado para encontrar que o Sol se pôs a sudoeste em ângulo de cerca de 240º.

Além disso, os registros climáticos da região confirma que o céu estava claro no dia que o trabalho foi feito concordando com a paisagem mostrada. O resultado final é que o quadro foi pintado entre nos dias 13 e 14 de novembro de 1884 no trecho de 365 metros na estrada chamada Weverstraat em Nuenen na Holanda.

Referência da notícia:

Sky & Telescope November 2024