Atenção! Limpar a casa com esse tipo de produto pode custar a vida!
Um estudo recente revela que alguns produtos que todos nós usamos para limpar nossa casa diariamente fazem muito mal à nossa saúde! Saiba aqui quais são!
Atenção! Alguns produtos de limpeza doméstica são prejudiciais à saúde, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas do Environmental Working Group (EWG), uma organização americana sem fins lucrativos e ativista.
O relatório publicado no dia 13 de setembro, na revista científica Chemosphere revela “detalhes perturbadores” sobre os potenciais riscos para a saúde relativos aos produtos de limpeza doméstica de uso diário, explica o site ElIndepediente.
Os pesquisadores examinaram 30 produtos de limpeza: desde produtos para limpeza de janelas até produtos de limpeza para todas as superfícies e purificadores de ar. Também compararam produtos convencionais e produtos de limpeza ditos “verdes”, muitas vezes vendidos como sendo mais ecológicos e menos tóxicos para a saúde e o ambiente.
Resultado: descobriram que estes produtos, que todos temos nos nossos armários, liberam centenas de compostos orgânicos voláteis (VOCs) perigosos. Dos 30 produtos analisados, detectaram um total de 530 VOCs únicos, dos quais 193 eram perigosos.
Estes são considerados potencialmente prejudiciais à saúde porque podem causar danos ao sistema respiratório, maior risco de câncer e consequências adversas no desenvolvimento e na fertilidade.
A qualidade do ar é pior em ambientes fechados do que em ambientes externos!
Os VOCs desses produtos afetam a qualidade do ar dentro e fora de casa. Só que eles poluem o interior da nossa casa 2 a 5 vezes mais do que o exterior, e por vezes até 10 vezes mais, revela o estudo. Alguns produtos emitem VOCs durante dias ou até meses!
"Este estudo é um apelo à atenção dos consumidores, investigadores e reguladores para que estejam mais conscientes dos riscos potenciais associados aos muitos produtos químicos que entram no ar interior", especifica Alexis Temkin, toxicologista do EWG.
E os produtos “verdes” então? O estudo comprova que emitem, em média, metade dos VOCs que os produtos convencionais e muito mais químicos. "Nossas descobertas enfatizam que uma maneira de reduzir a exposição a VOCs perigosos é selecionar produtos que sejam ‘verdes’, especialmente aqueles que são ‘verdes’ e sem fragrâncias", alerta ele.
Na verdade, os produtos orgânicos “sem fragrâncias” produzem aproximadamente 8 vezes menos VOCs do que os produtos convencionais e 4 vezes menos do que os produtos verdes e perfumados. Resumindo: quanto menos processado for o produto, mais saudável será para o lar e para a sua saúde.
A quantidade de VOCs perigosos para a saúde também depende do tipo de produto: em média, foram detectados 4 VOCs classificados como perigosos em produtos orgânicos sem perfume, em comparação com 15 substâncias para produtos 'verdes' perfumados e 22 para produtos de limpeza convencionais.
Quais os riscos para a saúde?
Mesmo que utilizemos produtos ecológicos e sem fragrâncias em nossa casa, o mesmo não se aplica necessariamente ao nosso local de trabalho. Muitos de nós podemos estar expostos a isso no escritório.
Além disso, as pessoas que trabalham na área de limpeza têm 50% mais probabilidade de desenvolver asma e 43% mais probabilidade de ter doença pulmonar obstrutiva crônica, segundo os investigadores. E as mulheres que trabalham nesta área têm maior risco de desenvolver câncer de pulmão.
Outras vítimas destes produtos tóxicos: as crianças! Alguns estudos mostram que mulheres grávidas e crianças expostas ao uso intenso destes produtos de limpeza no interior da casa têm um risco aumentado de asma e respiração ofegante.
Além de prejudicarem a saúde, esses produtos de limpeza fazem mal ao meio ambiente. Em 2018, um estudo descobriu que metade dos VOCs responsáveis pela poluição do ar exterior provinham de produtos domésticos de uso diário. Soluções: prefira produtos ecológicos e sem perfume, como explicam os autores do relatório.
E você também pode preparar seus produtos de limpeza caseiros com produtos saudáveis e naturais como vinagre branco, sabonete preto ou sabonete de Marselha. Igualmente eficazes, estes produtos não poluem o ambiente e não são prejudiciais à saúde.