Avião de pequeno porte cai em Gramado, no RS, na manhã deste domingo deixando nove mortos e feridos; veja os vídeos
O acidente aconteceu na manhã deste domingo (22). O avião de pequeno porte caiu em uma área central da cidade gaúcha, deixando nove mortos e vários feridos. Saiba mais detalhes da tragédia.
Este domingo (22) começou com uma tragédia em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, que inclusive é uma cidade turística muito famosa e que está recebendo milhares de turistas para as festividades de Natal.
A queda do avião de pequeno porte aconteceu por volta das 9h15min na área central da cidade, deixando várias pessoas feridas e nove mortos. As vítimas fatais eram tripulantes do avião. Veja abaixo mais informações sobre essa fatalidade.
O que se sabe até agora sobre o acidente
O avião caiu em uma área na região central de Gramado, próximo da Avenida das Hortênsias. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública, “o avião colidiu com a chaminé de um prédio, depois com o segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis”. Os destroços também atingiram uma pousada na Avenida das Hortênsias.
Conforme a Infraero, a aeronave de prefixo PR-NDN decolou do Aeroporto de Canela, município próximo a Gramado, e tinha como destino Jundiaí, em São Paulo.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, explicou que o avião quase caiu em cima de um posto de gasolina, o que poderia ter aumentado a gravidade da tragédia.
Imagens e vídeos do acidente reperticuram nas redes sociais, como este vídeo publicado na rede social X, que mostra o rastro dos estragos deixado pelo avião:
Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos nove pessoas morreram, todas ocupantes da aeronave, e 14 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria por ter inalado fumaça, mas algumas delas com ferimentos devido aos detroços que as atingiram.
Veja abaixo a declaração do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no seu perfil na rede social X:
A queda do avião causou uma onda de choque tão intensa que quebrou os vidros de prédios nos arredores, e segundo testemunhas, tinha um cheiro muito forte de querosene e muita fumaça no local do acidente.
Veja no vídeo abaixo o momento da queda do avião visto de uma câmera próximo ao local:
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável por investigar ocorrências aeronáuticas, acionou investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), de Canoas, para acompanhar as investigações e apurar as causas da queda.
Mas o que se sabe é que no momento da queda, as condições meteorológicas eram desfavoráveis, com visibilidade restrita devido à presença de um forte nevoeiro.
"A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", afirmou o Cenipa em nota.
A Brigada Militar isolou o local, onde as forças de segurança ainda realizam o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.
Referências da notícia
Avião cai em Gramado: o que se sabe sobre o assunto. 22 de dezembro, 2024. Redação ZHG.
Avião de pequeno porte cai em Gramado (RS). 22 de dezembro, 2024. Cristyan Costa.
Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e deixa nove mortos. 22 de dezembro, 2024. Paulo Toledo Piza e Francisco Dutra.
Queda de avião em Gramado deixa 9 pessoas mortas. 22 de dezembro, 2024. Aline Gouveia.