Barulho no céu: o que são esses sons misteriosos?
Nos últimos dias muitas pessoas no Brasil relataram ouvir barulhos estranhos e misteriosos do céu. Muitas especulações têm surgido a respeito de um possível sinal do “fim do mundo”, mas será que a ciência não possui explicações para esses fenômenos?
Nos últimos dias diversas pessoas no Brasil têm relatado ouvir barulhos misteriosos vindos do céu. O assunto foi tão falado que o termo “barulho no céu” tem estado entre os principais tópicos de discussão em redes sociais como o Twitter. Em meio a pandemia do coronavírus, diversas teorias apocalípticas têm surgido entorno desses relatos para explicar que talvez esse seja um sinal do “fim do mundo”. Mas será que isso é verdade?
Primeiramente é importante salientarmos que a situação em que grande parte da população global vive atualmente, a pandemia da COVID-19 e as medidas de isolamento social, é algo atípico e por vezes assustador. Muitas pessoas quando estão em uma situação de estresse e ambiente silencioso podem passar a ouvir sons que antes não escutavam, e se surpreenderem com isso. E ao colocar sua preocupação nas redes sociais, pode causar uma espécie de delírio coletivo.
Além disso, outras pessoas podem se aproveitar desse delírio coletivo para divulgar conteúdos não verídicos, como vídeos de paisagem com sons de trombetas ao fundo, que parecem anunciar o fim do mundo, que muitas vezes são tirados de filmes apocalípticos de ficção científica. Portanto, temos que ter muito cuidado com o conteúdo que circula nas redes, grande parte não é real!
Porém, se você realmente ouviu algo, como um som que parece turbina de avião, um tipo de explosão ou uma espécie de zumbido, esse som pode ser real e pode ter uma explicação! Esses sons misteriosos são escutados periodicamente por diversas pessoas ao redor da Terra e até possuem um nome, “Skyquakes”.
Skyquake: o que é isso?
Skyquakes, que pode ser traduzido como “terremotos no céu”, são relatos de fenômenos sonoros vindos do céu que não possuem uma explicação aparente. Os primeiros relatos desses fenômenos vêm de 1824, desde então cientistas tentam encontrar as origens e causas desses sons.
Não existe uma resposta conclusiva que explique o fenômeno, pois suas causas podem ser diversas. Muitas vêm da própria atividade humana, atividades de mineração, indústrias, aviões e jatos super sônicos são os maiores exemplos. Se a origem do som não for humana, diversas causas naturais também podem ser as responsáveis, algumas delas são:
- Fortes trovões de tempestades muito distantes que não conseguimos ver;
- Meteoros que entram e colidem na atmosfera terrestre;
- O choque de duas massas de ar contrastantes, como o encontro de uma massa de ar muito fria com uma muito quente;
- Terremotos ou pequenos abalos sísmicos que ocorrem próximos a superfície, as vezes tão fracos que passam despercebidos. Enquanto os sons de terremotos mais profundos podem ser muito baixos para a audição humana, uma vibração mais próxima a superfície emite sons que conseguimos ouvir;
- Sons de baixa frequência que podem ser emitidos de interações de radiações eletromagnéticas do Sol e da Terra, de acordo com algumas especulações;
Mesmo que a origem do som esteja muito distante de nós, dependendo das condições atmosféricas, esse som pode ser propagado por longas distâncias. Além disso, o efeito da atmosfera e da topografia também podem alterar esse som, fazendo com que ele chegue até nós de uma forma distorcida e estranha. E nesse momento em que as atividades urbanas foram drasticamente reduzidas, reduzindo a poluição sonora, nós somos capazes de ouvir esses tipos de sons.