Brasil disputa o título de Melhor Destino Gastronômico da América do Sul no World Travel Awards
A rica gastronomia brasileira está prestes a ser reconhecida internacionalmente no World Travel Awards (WTA), o prêmio que é chamado popularmente como o "Oscar da indústria do turismo" colocou o Brasil está entre os países mais indicados na categoria “Melhores Destinos Culinários da América do Sul 2024”.
A culinária autêntica brasileira colocou o nosso país entre os maiores concorrentes ao título de melhor destino gastronômico da América do Sul no World Travel Awards (WTA) em 2024 na premiação que é conhecida como o “Oscar do Turismo”.
Pão de queijo, feijoada, tutu, açaí, queijo coalho, arroz carreteiro e o antagônico “pequi” são sabores tradicionais do dia a dia na mesa do brasileiro e agora mostram ao mundo a diversidade da gastronomia do país que é um continente, e que colocou o Brasil entre os principais concorrentes ao título de melhor destino gastronômico.
A tradicional votação, que acontece de forma on-line e começou no último dia 19 de fevereiro vai até dia 17 de abril, não deixe de votar aqui!
A indicação da WTA também leva em consideração a posição de liderança da gastronomia brasileira na América do Sul e características de cada região, o que acaba colocando o Brasil em um lugar de destaque, a nossa gastronomia com diversos pratos listados como patrimônio cultural imaterial, tem heranças indígenas, europeias e Africanas, aproveitando também as possibilidades dos nossos biomas, clima e temperatura, os sabores brasileiros também tiram proveito das suas raízes regionais muito fortes em cada estado.
Em 2023 o Taste Atlas, que é o maior ranking colaborativo da atualidade, tem uma lista que conta com mais de 10 mil pratos de diversos países e culturas, e em 2023 receberam cerca de 271,8 mil votos válidos com nota máxima de 5, e Brasil ocupa várias lugares em diversas categorias com pratos famosos como o acarajé na 16ª colocação, o “escondidinho” na 58ª colocação e o tutu de feijão vem em 93ª no ranking geral.
Na categoria “Café da manhã” o pão de queijo leva o 3º lugar e na categoria “pães” ele aparece em 4º, e quem também brilha é o escondidinho ficando em 3° lugar na categoria "Casseroles"(comidas de panelinha), já o churrasco gaúcho fica em 5º lugar na categoria carnes.
Vale lembrar que as listas de restaurantes e pratos do Taste Atlas mudam diariamente conforme recebem votos.
Restaurantes estrelados no Brasil
Em por falar em premiações internacionais, em 2023 o Brasil, entre restaurantes e chefs, conquistou ao total 14 estrelas no Guia Michelin, que é a publicação mais aclamada e famosa da gastronomia mundial, e também entramos na lista dos 50 melhores do mundo com 8 restaurantes, e fomos considerados também o 12º melhor destino gastronômico na lista “The World’s 50 Best Restaurants”.
Na última lista do Guia Michelin, os restaurantes OTEQUE e ORO, ambos no Rio de Janeiro e o premiadíssimo D.O.M, em São Paulo, receberam duas estrelas, destacando a qualidade da gastronomia contemporânea brasileira.
Vale o destaque para dois restaurantes dentro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o asiático MEE e o italiano CIPRIANI ambos já foram contemplados com uma estrela cada um deles em 2020.
O Brasil também conquistou dois prêmios pra lá de especiais com as chefs Janaína Rueda e Manu Bufara o de melhor chef categoria feminino e o de restaurante mais sustentável da América Latina, com o Manu, em Curitiba, no estado do Paraná.
Confira a lista completa do Guia Michelin Brasil aqui.
Rota Gastronômica Pantaneira, o filme
Em 2023 o filme brasileiro “Rota Gastronômica Pantaneira”, produzido pela FUNDTUR com o apoio do Sebrae-MS venceu como “Melhor Filme de Gastronomia” e “Melhor Filme Brasileiro” na 16ª edição do ART & TUR - International Tourism Film Festival, realizado em Portugal.
Rota Gastronômica Pantaneira foi criado e dirigido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens, retrata a rica culinária do centro oeste em todas as suas particularidades, especialmente na região do Pantanal.
O projeto foi lançado ainda em 2022 e deu destaque para importantes regiões do Pantanal sul-mato-grossense, em localidades como Miranda, Aquidauana e Corumbá.
Entre as receitas apresentadas durante a Rota Gastronômica Pantaneira, estão os pratos típicos da região como a carne seca de sol, o arroz carreteiro, a paçoca de carne seca, a sopa paraguaia, o caldo de piranha entre outros.
Recentemente a Embratur lançou o projeto #Brasilforfoodies com o objetivo de destacar e dar apoio a gastronomia brasileira dentro de feiras e eventos do setor de turismo.