Brasil é eleito o melhor país para turismo de aventura, segundo ranking internacional

O Brasil se consolida como potência do turismo de aventura no mundo ao liderar ranking internacional do portal US News & World Report. Veja mais informações e o que visitar no país.

Brotas, São Paulo, rapel, cachoeira
Em Brotas, São Paulo, a cachoeira Santa Eulália é perfeita para a prática do rapel. Crédito: Andrea Damato/Viagem e Turismo.

Recentemente, o Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o turismo de aventura em 2024, liderando o ranking global do US News & World Report, um portal de mídia americano especialista em classificações em diversos segmentos.

A avaliação destacou a diversidade e as belezas naturais e a vasta gama de atividades de aventura que o país oferece aos turistas. Acompanhe abaixo mais informações.

O que fez Brasil ser o líder no ranking global

A premiação levou em consideração vários critérios, como: a qualidade dos destinos, a segurança para a prática de esportes radicais, a infraestrutura turística e o potencial de experiências inesquecíveis em meio à natureza.

Com isso, o Brasil despontou à frente de países tradicionais nesse quesito, como a Itália, Grécia, Espanha e Tailândia.

Bonito, Mato Grosso do Sul
Passeio Boia Cross no Rio Formoso em Bonito, Mato Grosso do Sul. Crédito: Blog Em Algum Lugar do Mundo.

Nosso país possui uma infinidade de destinos turísticos com paisagens naturais belíssimas e infraestrutura para realizar atividades que envolvem aventura e ação, como rafting, trilhas, entre outros. Além disso, a costa brasileira, com mais de 7.000 km de extensão, é muito convidativa para os praticantes de esportes aquáticos, como o kitesurf e o stand-up paddle.

O território brasileiro é famoso por suas diversas paisagens exuberantes, com florestas, cachoeiras, cavernas, riachos, entre outros cenários naturais. Essa diversidade de ecossistemas permite uma infinidade de atividades de aventura, como rafting, trilhas, escalada, mergulho e surfe.

O Brasil também aparece bem posicionado em outras três categorias: 11º em influência cultural (moda e entretenimento); 12º lugar em Mudanças (países com economias de alto potencial) e em 12º em Herança (valoriza a história rica em cultura e geografia).

A pesquisa foi realizada com mais de 17 mil pessoas pelo mundo e listou 89 países, avaliados em 10 subcategorias. Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Algumas opções de destinos onde se encontra muita aventura

Cidades como Brotas, em São Paulo, e Bonito, no Mato Grosso do Sul, são exemplos de destinos que se consolidam como polos de aventura, atraindo turistas do mundo inteiro que buscam adrenalina e contato direto com a natureza.

Em Bonito, tem o passeio de Boia Cross, que é a descida em boias individuais pelo Rio Formoso; tirolesas, rapel, trilhas, passeios de quadriciclos e de botes também no Rio Formoso.

cataratas, Foz do Iguaçu, Paraná
Passeio de barco nas Cataratas de Foz do Iguaçu chega próximo das cachoeiras. Crédito: Divulgação.

Em Brotas, a Cachoeira Santa Eulália é perfeita para a prática do rapel. A região também oferece passeios de bote nas corredeiras do Rio Jacaré-Pepira. Atividades como rafting, escalada, arvorismo, tirolesa, caminhadas e várias outras também se juntam à lista.

Outro destino muito visitado no país, onde você vai encontrar aventuras, são as Cataratas de Foz do Iguaçu, no Paraná, dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Lá, você pode passear de barco e se aproximar das quedas d’água no Rio Iguaçu, além de fazer trilhas, rapel e até saltar de paraquedas.

Chapada Diamantina, na Bahia, é outra opção. A região recebe muitos turistas estrangeiros à procura de trekking, mas também oferece trilhas e práticas de rapel, escalada ou boulder. A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, não pode ficar de fora das nossas dicas, já que o belíssimo destino também oferece trilhas, saltos, escaladas e canionismo.

Referências da notícia:

Ministério do Turismo/Brasil. “Brasil é eleito melhor país do mundo para turismo de aventura”. 2024.

UOL. “Ranking coloca Brasil em 1º lugar no turismo de aventura”. 2024.