Brilhantes e inspiradoras: esta é a equipe de mulheres STEAM da Meteored
Continuamos a comunicar valor e valores. No âmbito dos esforços da Meteored para gerar referências de mulheres na ciência, apresentamos-lhe hoje 4 das nossas especialistas e cientistas.
Os desafios da nossa sociedade exigem que ponhamos todo o talento disponível a trabalhar para os resolver, tirando partido da diversidade de abordagens e perspectivas, e é por isso que as mulheres devem atingir quotas iguais nas carreiras STEAM. No entanto, atualmente, apenas 16% das mulheres escolhem esse tipo de disciplinas, o que mais tarde significa um grande desequilíbrio no mundo profissional e na investigação.
Na Meteored, sabemos que o mundo da ciência continua a sofrer de uma sub-representação acentuada feminina e queremos mudar isso. Para tal, além de implementarmos políticas de igualdade na nossa organização, realizamos ações de comunicação que visam inspirar as mulheres e atraí-las para o mundo da ciência, e não há melhor forma de o fazer do que gerando referências reais.
Hoje, apresentamos-lhe quatro das mulheres cientistas que compõem a nossa equipe internacional de especialistas. Mulheres que nos falam do seu amor pela ciência e de como desenvolvem o seu trabalho no dia a dia.
Roberta Duarte, astrofísica computacional com ênfase em aplicações de inteligência artificial
Roberta é licenciada em Física, mestre e doutora em Astrofísica pela Universidade de São Paulo. Como pesquisadora, concentra-se em testar ferramentas de inteligência artificial aplicadas no campo da Astronomia. Em particular, o uso dessas técnicas para entender buracos negros.
Em 2022, Roberta desenvolveu, como primeira autora em conjunto com outros investigadores, a primeira simulação de um buraco negro utilizando inteligência artificial. O artigo foi publicado na Monthly Notices of the Royal Astronomy e recebeu reconhecimento internacional, inclusive com divulgação pelo governo brasileiro.
Roberta também é uma conhecida divulgadora de ciência nas redes sociais, onde tem mais de 200 mil seguidores. Além disso, é roteirista do canal Ciência Todo Dia, com mais de 3 milhões de inscritos no YouTube. Roberta faz parte da equipe da Meteored Brasil, como especialista em astronomia e inteligência artificial, e escreve artigos que são traduzidos e publicados em mais de 15 países.
Margherita Erriu, física especialista em geofísica espacial, meteorologia e oceanografia
Margherita descobriu a sua paixão pela previsão meteorológica durante os seus estudos de física e começou a colaborar com o CETEMPS criando previsões para a RAI. Após a licenciatura, obteve a certificação de meteorologista da OMM (Organização Meteorológica Mundial) e concluiu um mestrado em Meteorologia e Oceanografia.
Como pesquisadora, Margherita concentra-se no desenvolvimento e gestão de instrumentos para teledetecção atmosférica. Além disso, juntamente com o grupo de investigação La Sapienza, a Universidade de Bolonha e o CNR, estuda as interconexões entre a ilha de calor urbana e a ilha de poluição urbana na área metropolitana de Roma. Esses são apenas alguns dos projetos de pesquisa em que está envolvida.
No seu papel de meteorologista e comunicadora, colabora com a RAI na secção regional de Abruzzo, como "mulher do tempo" todas as manhãs, tanto na televisão como na rádio. Colabora também com a Rai Kids como contato científico para os programas infantis Meteo Spazio e Green Meteo, transmitidos na Rai Gulp, um programa que visa despertar nas crianças o interesse pela astronomia, meteorologia e crise climática.
Margherita é uma das especialistas da Meteored Itália, onde contribui com os seus conhecimentos para fornecer aos utilizadores informações precisas sobre astronomia e meteorologia.
Viviana Urbina, meteorologista, especialista em poluição atmosférica e modelagem
Viviana é uma meteorologista formada pela Universidade de Valparaíso. Fez o mestrado e o doutoramento em Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo, onde estudou os efeitos das áreas urbanizadas nas circulações locais da brisa marítima e das ilhas de calor, bem como de poluentes como o ozônio troposférico.
Além disso, realizou uma pesquisa de pós-doutoramento na área das energias renováveis, sobre o potencial de produção fotovoltaica na América do Sul. Atualmente, está envolvida num projeto de pesquisa sobre estratégias locais de mitigação das mudanças climáticas e da poluição atmosférica através da modelação de infraestruturas verdes.
A fim de melhorar o seu trabalho como comunicadora, Viviana especializou-se em jornalismo digital, convencida do poder da ciência para transformar a sociedade. Atualmente, além de ser uma das nossas especialistas em meteorologia, é a coordenadora da equipe de redação da Meteored Chile e colabora ocasionalmente com os meios de comunicação chilenos a nível nacional como especialista em meteorologia da Meteored.
Marina Fernández, meteorologista, professora e jornalista científica
Marina é uma meteorologista argentina, formada em Ciências Atmosféricas e Gestão Ambiental. Fez parte do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina até 2011. Desde 2014 até ao presente, trabalha como jornalista científica, apresentadora de TV e colunista para o principal canal de notícias da Argentina, Todo Noticias (TN).
A sua vocação de serviço levou-a a colaborar em projetos e publicações, tanto científicos de primeiro nível como de divulgação fora do âmbito académico, sempre com o objetivo de sensibilizar para a influência que a atmosfera tem na vida quotidiana das pessoas. Foi guia pedagógica em eventos organizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) e pela Sociedade Max Planck da Alemanha. Atualmente, é também professora de ciências.
Desde 2018, é membro da equipe de redação internacional da Meteored Argentina, como redatora especializada em meteorologia e atualidade científica.