Cambará do Sul: conheça a espetacular “Terra dos Cânions” na Região Sul do Brasil

Um verdadeiro paraíso em meio a montanhas e magníficos cânions, de beleza natural única. É isso que você vai encontrar em Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul
Vista aérea do ‘cotovelo’ do Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul (RS). Crédito: Blog Viagens e Caminhos.

Cambará do Sul é um município localizado no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a 192 quilômetros da capital Porto Alegre. A cidade é conhecida como a “Terra dos Cânions” devido à sua beleza natural única, abrigando o maior conjunto de cânions da América do Sul.

Suas paisagens naturais são marcadas por florestas de araucárias e pinheiros, trilhas em meio à natureza, além dos imponentes cânions, é claro. Para os amantes de turismo ecológico, é um “prato cheio”!

Então, conheça abaixo os seus famosos cânions, visitados por milhares de turistas todos os anos.

Cânion Itaimbezinho

O Cânion Itaimbezinho fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, a 18 quilômetros do centro de Cambará do Sul. É o cânion mais famoso e visitado. Há três trilhas que levam até o local, duas delas com entrada pela cidade de Cambará.

A primeira é a trilha do Vértice, mais acessível e curta, que oferece o melhor ângulo do cânion, com uma vista panorâmica dele, além das espetaculares cascatas das Andorinhas e do Véu de Noiva. Avaliada como de dificuldade leve, essa trilha apresenta um percurso quase totalmente plano, proporcionando uma caminhada agradável e tranquila. É bem fácil e praticamente todo o caminho é calçado; crianças e idosos conseguem fazer.

Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul
Mirante no centro do Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul (RS). Crédito: Blog Viagens e Caminhos.

A outra é a trilha do Rio do Boi, uma experiência mais desafiadora que leva de 7 a 8 horas para ser concluída. É a trilha mais difícil e longa. O acesso é por Praia Grande (Santa Catarina/SC), a uma distância de 46 km do centro de Cambará do Sul, e é obrigatório o acompanhamento de um guia credenciado. A caminhada é feita pela parte interna do cânion e são 14 quilômetros de trilha (ida e volta), passando por rios e pela mata.

E a terceira é a Trilha do Cotovelo, que tem 6,3 km de ida e volta e leva cerca de 3 horas para percorrê-la. O acesso é todo plano e a trilha é tranquila e segura, com cercas (já que passa pela borda do cânion).

Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul, e também tem paisagens deslumbrantes. Possui mais de 1.200 metros de altitude e conta com três trilhas: a da Cachoeira do Tigre Preto, a da Pedra do Segredo e a do Mirante, sendo esta última a mais conhecida.

Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul
Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS). Crédito: Prefeitura Municipal de Cambará do Sul.

Além disso, aqui os visitantes podem aproveitar o Balanço Infinito e a Tirolesa, a mais alta das Américas. O Balanço Infinito é uma estrutura de metal em formato de U que se projeta para fora do penhasco, a uma altura de cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, e tem uma vista espetacular.

Cânion Malacara

Ainda que menos conhecido, este é outro cânion esplêndido da cidade, localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Possui 3,5 quilômetros de extensão. O acesso é por Praia Grande (SC), a pouco mais de 5 km do centro da cidade. A entrada para o Cânion é rústica e a trilha é considerada de nível moderado e é feita pelo leito do rio. Para esta trilha o serviço de guia é obrigatório.

Piscina natural da trilha do Cânion Malacara
Piscina natural da trilha do Cânion Malacara. Crédito: Blog Cânion Turismo.

A Trilha da Piscina do Malacara é a “versão light” da Trilha do Rio do Boi, digamos assim. Ela tem 4 km de percurso e 3 horas de caminhada, finalizando em uma belíssima piscina natural do Cânion.

Outros atrativos

Além dos cânions, outro passeio bem interessante que pode ser feito em Cambará do Sul é andar de 4×4 pelas estradas locais e se aventurar com a possibilidade de passar pelas principais fazendas da região.

Conhecer as diversas cachoeiras da região também é uma ótima opção. A Cachoeira dos Venâncios com suas quatro quedas d’água e rodeada pela mata nativa é um espetáculo natural formado pelo Rio Camisas. A Cachoeira do Tigre Preto, uma das principais, tem uma queda d’água imponente e um poço onde você pode se banhar. Essa cachoeira é acessada por uma trilha de aproximadamente 2 km e de fácil acesso.

Vale a pena reservar uma data para ir conhecer os cânions de Cambará… será um passeio memorável!