Caminhos do queijo: descubra quatro rotas turísticas incríveis para quem ama a iguaria

Se você gosta de saborear um queijinho e tem planos de viajar, então que tal passear por um roteiro onde o queijo é o ponto alto da viagem? Trouxemos aqui quatro destinos que você vai adorar.

queijos, Serra da Canastra
Serra da Canastra: a região no sudoeste de Minas Gerais que além das belas paisagens naturais, é berço dos queijos mais premiados do mundo. Crédito: Divulgação.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o turismo gastronômico movimenta mais de 250 bilhões de reais por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Nesse sentido, trazemos uma iguaria muito amada pelos brasileiros: o queijo. Como muitos já devem saber, Minas Gerais e São Paulo são as terras desse produto, com as rotas gastronômicas mais populares do país, porém, existem rotas maravilhosas também em outras regiões.

As experiências nas rotas gastronômicas do queijo permitem que o turista conheça o processo de produção, as técnicas para extração, e também a degustação, que geralmente é acompanhada por harmonizações com outros alimentos.

Então, conheça aqui as quatro principais rotas turísticas para desfrutar de ótimas experiências com queijos.

As quatro rotas gastronômicas do queijo no Brasil

Rota do Queijo da Serra da Canastra (Minas Gerais)

E não poderíamos começar diferente. Iniciamos com Minas Gerais, que é a terra do queijo. No sudoeste do estado, temos a Rota do Queijo da Serra da Canastra, onde os produtores artesanais fabricam há mais de dois séculos essa especialidade.

Minas Gerais é o estado brasileiro que mais produz queijo, principalmente queijo industrializado. O queijo é parte da sua identidade cultural e contribui para o seu desenvolvimento.

Composto por sete cidades, o aglomerado ecoturístico da Serra da Canastra é um destino repleto de cenários naturais incríveis, como cachoeiras e muito verde, mas também guarda um dos principais patrimônios imateriais do país: o queijo Canastra – que já foi eleito o melhor do mundo pelo Taste Atlas. Esse queijo também já foi reconhecido em um importante concurso mundial na França e ganhou destaque internacional.

queijo canastra, Minas Gerais
O queijo Canastra tradicional produzido em Minas Gerais leva cerca de 12 litros de leite e pesa em média 1,2 kg. Crédito: Divulgação.

O queijo canastra é produzido a partir do leite cru, tendo sabor forte, oriundo do processo de maturação. Nesta Rota, você poderá conhecer as principais fazendas produtoras em Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Tapiraí –as únicas com reconhecimento oficial do Selo Canastra.

Rota do Queijo Artesanal Paulista

Essa Rota abrange 13 fazendas em diferentes regiões do estado de São Paulo, especialmente no sul e sudoeste. Além de provar uma grande variedade de queijos, os turistas podem conhecer o processo de produção, desde ordenha do leite até as cavernas de maturação, entre outras atrações.

queijos, Rota Queijo Artesanal Paulista
A Rota do Queijo Artesanal Paulista oferece uma grande variedade de queijos artesanais. Crédito: Setur-SP.

Os principais queijos são do tipo mais cremoso – que passam por um processo extenso de maturação. E o portfólio é ainda mais rico pela inclusão dos queijos meia cura, com sabor azedo suave.

Rota do Queijo Paranaense

O roteiro contempla 39 queijarias em diferentes regiões do Paraná, com várias opções de queijos produzidos por produtores rurais. Vale destacar aqui que a rota é uma ação dinâmica, com novas queijarias sendo integradas a qualquer momento.

O turista terá informações sobre o processamento dos queijos, poderá degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais.

Roteiro do Queijo Artesanal no Nordeste (Ceará e Paraíba)

O nordeste também tem seu destaque na produção de queijos, com os estados do Ceará e Paraíba, em especial pelas regiões do Cariri paraibano, do Vale do Jaguaribe cearense e da região do Brejo paraibano.

Os queijos de tipo coalho e de cabra são os destaques deste roteiro. A harmonização conta com a cachaça paraibana, especialidade de produção da região do Brejo da Paraíba.

queijo coalho, Nordeste
Queijo coalho é um dos destaques do Roteiro do Queijo Artesanal no Nordeste. Crédito: Divulgação.

A rota oferece uma imersão incrível nas tradições locais e na cultura do queijo artesanal, onde você pode visitar os produtores de maneira independente. E além de apreciar paisagens deslumbrantes, você poderá conhecer o Museu do Queijo Coalho em Jaguaribe (Ceará), onde irá aprender sobre a história do queijo na região e degustar variedades locais; e a Vila do Artesão, em Campina Grande (Paraíba), onde você conhece (e pode adquirir) os produtos autênticos feitos pelos artesãos.