Câncer de mama em homens: o câncer menos pensado

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, que, se detectado precocemente, pode ser tratado de forma eficaz. Muitos de nós não sabemos que os homens também podem ter isso.

homens com câncer de mama
Embora represente apenas 1% dos casos de cancro da mama nos homens, morrem 10% mais homens do que mulheres, devido ao desconhecimento da importância da detecção precoce

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou outubro como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, com o objetivo de aumentar a atenção e o apoio à detecção precoce e ao tratamento desta doença.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo e é a principal causa de morte feminina por doença oncológica.

Estima-se que 1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama durante a vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2.300.000 novos casos em todo o mundo, com cerca de 685.000 mulheres a morrer devido a esta doença.

As campanhas ajudaram-nos a todos a saber que a detecção precoce, para melhorar o diagnóstico e a sobrevivência das pessoas afetadas pelo câncer de mama, continua a ser a pedra angular da luta contra esta doença.

Câncer não é mais sinônimo de morte

“Câncer” é um termo genérico utilizado para designar um amplo grupo de doenças que podem afetar qualquer parte do corpo, e é caracterizado pela rápida multiplicação de células anormais que se estendem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo ou se espalhar para outros órgãos, em um processo denominado “metástase”.

A disseminação de metástases é a principal causa de morte pela doença.

Sintomas de câncer de mama
A detecção precoce é essencial para obter resultados bem-sucedidos em tratamentos contra o câncer.

O câncer é a principal causa de mortalidade a nível global: uma em cada cinco pessoas no mundo sofre com ele em algum momento da vida e, só em 2020, esta doença foi responsável por quase 10 milhões de mortes, uma em cada seis das mortes registadas no planeta.

Os tipos mais comuns de câncer são mama, pulmão, cólon e reto e próstata.

Prevenção do câncer de mama
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tumor de mama já é a doença oncológica mais comum no mundo, superando o câncer de pulmão.

O consumo de tabaco, o excesso de peso, o consumo de álcool, o baixo consumo de frutas e vegetais e a falta de atividade física são responsáveis por um terço das mortes por câncer.

O câncer é aquela doença que antes era incurável e que agora, na maioria dos casos, pode ser curada se detectada precocemente e tratada de forma eficaz.

Câncer de mama em homens

Claudio Santa María é um renomado médico argentino e comunicador de ciências da saúde. Há pouco mais de um ano, enquanto fazia sua rotina diária de barbear, percebeu algo estranho em seu peito: seu mamilo estava retraído. Ela imediatamente apalpou a região dos seios e encontrou uma região mais rígida do tamanho de uma azeitona, e sua vida mudou desde então.

Profª Santa Maria
Claudio Santa Maria, reitor e pesquisador docente da Fundação Instituto Superior de Ciências da Saúde

Felizmente para ele, percebeu que isso não estava certo. Por ignorância, qualquer outro homem não teria dado a devida importância a uma descoberta semelhante. E ele rapidamente iniciou os procedimentos de diagnóstico para se submeter à cirurgia apenas dez dias depois daquela manhã inesperada.

Claudio agiu com a urgência que o caso exigia, mas outras pessoas podem demorar meses entre perceber alguma dureza que não deveria existir, o diagnóstico e o tratamento, afirma o Dr. Santa Maria. E daí a importância da detecção precoce, tanto em mulheres como em homens.

Na Argentina, embora apenas 1% dos casos de cancro da mama ocorram em homens, 35% dos homens morrem contra 25% das mulheres, porque os homens não pensam no cancro da mama. E é por isso que o diagnóstico é tardio.

É raro que, durante um check-up médico, os profissionais orientem seus pacientes do sexo masculino a realizarem uma verificação manual e rotineira das mamas, como é o caso das mulheres. E é por isso que a maioria dos homens não sabe que também pode sofrer de câncer da mama.

Mamografia
Mamografia é o principal método diagnóstico para detecção precoce do câncer de mama

O Dr. Santa Maria reconhece que nunca teve consciência da importância para os homens de apalpar as mamas como forma de detecção precoce de carcinomas, assim como é para as mulheres.

Fatores de risco e prevenção do câncer de mama

Embora as causas do câncer de mama sejam desconhecidas, a ciência encontrou alguns fatores que aumentam o risco de adoecer:

  • Ter mais de 50 anos;
  • História pessoal de câncer de mama ou histórico familiar de câncer de mama;
  • Tratamento prévio com radioterapia direcionada ao tórax;
  • Terapia de reposição hormonal;
  • Primeira menstruação em idade precoce;
  • Idade avançada no momento do primeiro parto ou nunca ter tido filhos;
  • O excesso de peso, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool são fatores que podem ser evitados para reduzir o risco de ter câncer de mama.

A detecção precoce é essencial para obter resultados bem-sucedidos em tratamentos contra o câncer. E cada vez mais pessoas vivem vidas plenas depois de receberem o tratamento contra o câncer.