Caos na Espanha: inundações, granizo e tornados

Uma baixa pressão em níveis altos da atmosfera que atravessou a Península Ibérica provocou imagens chocantes, com tempestades de granizo, carros e casa submersos e até tornados. Esse sistema é comum na Europa e é denominado de 'gota fria' ou 'cutt of low'.

Um sistema de baixa pressão em níveis mais elevados na atmosfera, comum na Europa e denominado de 'gota fria' ou 'cutt of low', vem atravessando a Península Ibérica e já provocou muitos transtornos na Espanha. Nas últimas horas, a situação tem sido bastante complicada em muitas áreas do interior e oeste da península, com chuvas muito intensas que causaram problemas (com mais de 40 mm em minutos em algumas aldeias do interior), granizo (em alguns casos de um diâmetro superior a 2 centímetros) e fortes rajadas de vento associadas as tempestades.

No entanto, as imagens mais espetaculares foram feitas na segunda-feira (26) nas províncias de Málaga e Sevilha, onde vários tornados se formaram. Aparentemente, eles não causaram muitos danos materiais e, aparentemente, não foram de origem supercelular. Sem dúvida, imagens muito impressionantes. Mas a 'gota fria' ainda pode provocar mais transtornos.

Durante as próximas horas, a baixa pressão em altos níveis se move em direção ao Mediterrâneo, onde se espera uma situação mais complicada, com chuvas e tempestades que podem ser localmente muito fortes e deixar acumulados superiores a 50 mm em 1h e de 80 a 100 mm no período de 12h. As instabilidades também podem atingir as Ilhas Baleares, com redução das chuvas a partir da quarta-feira (28). Um episódio curto, mas muito intenso, para se despedir de um verão de condições climáticas únicas na Espanha.