Cavernas do Peruaçu: conheça o “Paraíso Perdido” no estado de Minas Gerais

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é dito por muitos como o “Paraíso Perdido” na Terra. Localizado no norte de Minas Gerais, o local tem uma beleza surreal e conta com mais de 180 grutas.

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Crédito: André Sena.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica localizado na região norte do estado de Minas Gerais, e reúne uma grande diversidade de relevos e paisagens. Sua beleza única e surreal o faz ser chamado por muitos turistas como o “Paraíso Perdido” na Terra. E ao longo desse artigo você confirmará isso.

O Parque é um dos mais importantes do Brasil e do mundo. Tem uma área total de cerca de 56,5 mil hectares e conta com mais de 180 grutas - a maior delas, conhecida como Gruta do Janelão, atinge 100 metros de altura.

As grutas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu protegem mais de 80 sítios arqueológicos, que possuem pinturas rupestres datadas de até 9 mil anos atrás.

O Parque tem atrativos como cânions, pinturas rupestres coloridas e cavernas. Observar a maior estalactite do mundo e admirar a grandiosidade do cânion do rio Peruaçu são apenas algumas das possibilidades para quem visita o local. Atualmente, são 11 atrativos abertos ao público.

O parque é um verdadeiro paraíso perdido, pré-histórico e escondido nas entranhas de Minas Gerais, encantando visitantes do mundo todo. Possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos, além de condutores (guias) treinados e credenciados para lhe garantir uma experiência segura e única.

Confira abaixo um pouco dos principais atrativos que separamos para você.

Os principais atrativos do Parque

Em média, são necessários 4 dias para você conhecer todos os locais abertos ao público no Parque, que fica a cerca de 662 km da capital Belo Horizonte. Todas as trilhas exigem guia, mas há vários credenciados para isso. E para hospedagem, há algumas pousadas localizadas no entorno. Veja as principais atrações:

Gruta do Janelão

Essa é a maior gruta, que vislumbra pela paisagem intocada e preservada, e é a atração mais visitada. É iluminada por claraboias naturais. Sua galeria principal tem vegetação e até o rio Peruaçu cortando a trilha no interior.

Gruta do Janelão
A Gruta do Janelão. Crédito: ICMBio.

Seu paredão rochoso logo na entrada tem pinturas rupestres coloridas, enquanto o seu interior abriga a maior estalactite do mundo, a Perna de Bailarina (28 metros), de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Gruta Bonita

Esta é a única caverna totalmente escura aberta à visitação, e é um dos atrativos de mais fácil acesso. Destaca-se pela riqueza de formações rochosas, como estalactites e estalagmites.

Gruta Bonita
A Gruta Bonita. Crédito: ICMBio.

Com um salão avermelhado, o jogo de luz e sombra nas paredes cria uma atmosfera mística, onde cada passo revela novas belezas.

Gruta do Índio

Também é de fácil acesso, contando com passarelas para a visitação. Possui pinturas rupestres pré-históricas que cobrem paredes inteiras e até mesmo o teto.

Gruta do Índio
Escadarias na Gruta do Índio. Crédito: ICMBio.

Ali é possível apreciar o Mirante do Índio, de onde se pode ver a abertura da Gruta do Janelão.

Trilha do Arco do André

Essa trilha é considerada a mais difícil do parque, sendo uma boa opção para quem tem fôlego e gosta de aventuras. São 8 km de extensão, com subidas e descidas íngremes.

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, cavernas
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu possui uma quantidade enorme de cavernas, grutas, veredas e lagoas dentro do seu território. Crédito: André Sena.

Quem passa por ela ainda tem a oportunidade de observar a natureza por mirantes naturais únicos e visitar as cavernas Troncos e Cascudos.

Gruta do Carlúcio

Esta é mais uma ótima opção para admirar a beleza natural do Peruaçu. Para chegar até o local, você vai passar por vários mirantes naturais. Na entrada da gruta é possível ver de perto as rochas que formavam o teto da gruta, mas que cederam recentemente.

Lapa dos Desenhos

Após uma trilha feita à beira do rio Peruaçu e uma subida íngreme, chega-se à Lapa dos Desenhos, onde há pinturas rupestres surpreendentes, ricas em cores, técnicas e estilos, como pode observar na imagem abaixo.

pinturas rupestres, Lapa dos Desenhos
Os desenhos rupestres da Lapa dos Desenhos chamam atenção pelos detalhes. Crédito: ICMBio.

Neste local estão os desenhos mais bem preservados da região, que podem ser vistos a partir de uma plataforma instalada no local.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, é uma Unidade de Conservação criada em 1999, com o objetivo de proteger o patrimônio geológico, arqueológico e natural da região.

Então, a dica para você que gosta de se aventurar nesses cenários é colocar em sua agenda uma viagem ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Vale muito a pena!