Céu de fevereiro com o brilho da "Lua de Neve"

O mês de fevereiro vem sendo marcado vários eventos meteorológicos extremos em diferentes partes do mundo. Por outro lado, a "Lua de Neve" tem iluminado o céu e se destacado por sua beleza.

Lua de neve
O imenso brilho e beleza da Lua de Neve que iluminou o céu nessa última semana.

O mês de fevereiro vem sendo marcado por diversos eventos meteorológicos extremos, com estragos distintos em várias partes do Brasil e do mundo. De um lado a seca e quebra de safra, de outro inundações e mortes.

Em contrapartida a todos esses cenários negativos, o céu vem sendo iluminado e chamando a atenção por sua beleza devido a "Lua de Neve". Muitos já devem ter se deparado com a enorme Lua e até comentado sobre seu brilho nesses últimos dias, mas afinal, que Lua é essa?

O nome foi batizado pelos povos nativos da América do Norte, mais especificamente do nordeste dos Estados Unidos, que levaram em consideração pela primeira vez, a grande quantidade de tempestades de neve que ocorreram e ainda ocorrem durante o mês de fevereiro.

Lua de Neve

Nos últimos dias, muitos devem ter reparado que o céu estava mais iluminado, a Lua parecia maior e brilhar mais, isso claro, contando com as condições de céu limpo, sem nebulosidade, que ajuda na melhor visualização do astro iluminado.

Esse "efeito" teve seu pico nessa última semana, em que a "Lua de Neve" fez sua aparição entre a terça-feira (15) e a quinta-feira (17), segundo a NASA. De modo geral, ela esteve mais brilhante na noite da quarta-feira (16), logo após o pôr-do-sol. Como se não bastasse toda a sua beleza particular, a Lua também esteve acima do horizonte leste-nordeste, o que a colocou perto da estrela brilhante Regulus.

Outra curiosidade sobre a nomenclatura desta Lua são as condições geladas da América do Norte que causavam também uma grande escassez nos recursos dos povos que caçavam, e por isso, a "Lua de Neve" também era chamado por muitos caçadores como "Lua Ossuda" ou "Lua de Fome".

Lua cheia de fevereiro

A Lua cheia deste mês de fevereiro coincide também com um importante e famoso festival budista Mãgha Pujã, o qual celebra uma reunião histórica entre Buda e seus primeiros 1250 discípulos.

Super Lua
A beleza e imensidão de uma Super Lua, fenômeno que deve ocorrer mais duas vezes em 2022.

Em 2022 ainda ocorrerão mais 10 Luas cheias, inclusive com duas delas tendo características de Super Lua. Assim como a "Lua de Neve", os demais astros iluminados foram batizados e têm nomes bastante curiosos, são eles:

  • 18 de março: Lua da Minhoca
  • 16 de abril: Lua Rosa
  • 16 de maio: Lua de Flor
  • 14 de junho: Lua de Morango (Super Lua)
  • 13 de julho: Lua dos Cervos (Super Lua)
  • 11 de agosto: Lua do Esturjão
  • 10 de setembro: Lua da Colheita
  • 09 de outubro: Lua do Caçador
  • 08 de novembro: Lua do Castor
  • 07 de dezembro: Lua Fria

Vale ressaltar ainda, que apesar dos nomes diferentes e bastante personalizados, essas Luas cheias mensais podem ter um significado distinto entre as tribos nativo-americanas.