Chuva acima da média climatológica, destelhamentos e alagamentos no Sul! Confira as imagens e a previsão para o feriado!
Destelhamento, queda de árvores e avanço do mar marcaram o último final de semana na Região Sul do país. Além disso, o acumulado de chuva em Porto Alegre superou a média climatológica do mês de novembro. Modelo ainda prevê acumulados acima de 200 mm para o Rio Grande do Sul.
A Região Sul do país continua sofrendo com as consequências dos eventos de precipitação das últimas semanas que deverão continuar nesta semana. Inclusive, o INMET emitiu um alerta com grau de severidade de perigo para os estados de Santa Catarina, Paraná e porção norte do Rio Grande do Sul, válido até as 22h de hoje (14).
Destelhamento, alagamentos e avanço do mar na Região Sul
Desde o final de semana, as chuvas fortes tem causado transtornos nos estados da região Sul. O tempo severo com a presença de ventos intensos provocaram destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos.
Em Laguna (SC), veículos que estavam na beira da praia no farol de Santa Maria foram surpreendidos pelo avanço da água do mar no último sábado (11). Este evento está associado a tempestades e fortes ventos que avançaram rapidamente sobre o mar, formando uma grande onda que arrastou os carros na beira mar.
No município de Santo Antônio da Patrulha, no leste do RS, o vendaval e as fortes chuvas causaram estragos na noite do domingo (12). Segundo a Defesa Civil local havia pelo menos 102 casas destelhadas, além de 48 postes caídos e 39 árvores foram retiradas de via pública.
O temporal no início da manhã de terça-feira (14), fez o dia virar noite em Florianópolis devido a alta densidade das nuvens. A Defesa Civil emitiu o alerta para ocorrências de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais para o estado de Santa Catarina.
Enquanto metade do país enfrenta uma onda de calor histórica, a região Sul enfrenta grandes acumulados de chuva desde o início do mês de novembro. No último final de semana, o INMET registrou 79,0 mm entre as 9h de sábado (11) e as 9h de domingo (12).
Novo recorde de acumulado de precipitação
Estamos na metade do mês de novembro e o acumulado de precipitação em Porto Alegre já superou a média climatológica. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a estação meteorológica da capital do RS já registrou 209 mm até o última segunda-feira (13), superando a média de 105 mm para o mês de novembro.
Entre 8 e 12 de novembro, a região Sul registrou os maiores acumulados de chuva, especialmente no RS, com valores chegando a 171,5 mm em Bagé (RS), 136 mm em Santana do Livramento (RS), 128 mm em Dom Pedrito (RS) e 104 mm em Jaguarão (RS). Nas demais áreas da região, os acumulados foram inferiores a 100 mm, sendo ainda menores que 30 mm em áreas do Paraná e Santa Catarina.
Maiores acumulados de chuva nas últimas 24h, até as 8h de hoje (14):
- Clevelândia (PR): 89,6 mm
- Dionísio Cerqueira (SC): 77,2 mm
- Novo Horizonte (SC): 55,2 mm
- Planalto (PR): 49,8 mm
- Dois Vizinhos (PR): 42,6 mm
- São Miguel do Oeste (SC): 41,6 mm
A expectativa agora é de mais chuvas de forte intensidade para o feriado da Proclamação da República, com possibilidade dos acumulados de precipitação ultrapassarem os 200 mm!
Região Sul em alerta para acumulados de até 200 mm!
No decorrer do final da tarde e início desta noite de terça-feira (14), o tempo deverá permanecer chuvoso com grandes chances de tempestades na porção norte/noroeste do Rio Grande do Sul e centro/oeste de Santa Catarina. No Paraná, a previsão é de tempestades na porção leste e oeste do estado no período da tarde, mas ao longo da noite de terça-feira a chuva dá uma trégua.
Entre a noite de terça-feira (14) e quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, uma nova região de cavado se forma e o risco de chuvas de forte intensidade retorna para a porção norte do Rio Grande do Sul e todo o estado de Santa Catarina.
No decorrer da tarde, a chuva continua de maneira pontual, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina , diminuindo de intensidade no estado do Paraná. Vale reforçar que os acumulados de precipitação podem ultrapassar os 200 mm até a noite de quarta-feira (15), principalmente no extremo Norte do Rio Grande do Sul, podendo causar alagamentos, descargas elétricas, quedas de árvores e inundação.