"Chuva" de iguanas congeladas na Flórida, após o frio extremo nos EUA
A situação pode se tornar perigosa dada a probabilidade de iguanas congeladas atingirem pessoas e/ou carros. Embora pareçam mortos, na maioria dos casos eles se recuperam rapidamente com o aumento das temperaturas.
O fenômeno é bem conhecido no estado da Flórida (EUA), mas não para de surpreender o mundo: a chuva de iguanas congeladas no inverno, em situações de muito frio como a recente, pode se tornar perigosa dada a probabilidade de atingir pessoas e/ou carros.
A maioria das iguanas do sul da Flórida vem de países com climas mais quentes na América Central e do Sul, onde não precisam lidar com temperaturas tão baixas. Assim, o corpo da iguana desliga certas funções do sistema nervoso para conservar o calor nos órgãos vitais.
Iguanas hibernando na Flórida
Essas iguanas verdes de sangue frio dependem do calor externo para regular a temperatura do corpo. Quando está abaixo de 10°C, muitos deles entram em um estado de hibernação que os deixa entorpecidos.
Para sobreviver em condições mais frias, as iguanas diminuem o ritmo de seus processos corporais, incluindo o fluxo sanguíneo e os batimentos cardíacos a um ponto mínimo. Elas até mudam de cor, de um verde brilhante para um tom mais acinzentado, e seus olhos ficam fundos.
Quando as temperaturas sobem, elas voltam ao seu estado físico normal. Tartarugas marinhas, cobras e outros répteis também são animais que sofrem atordoamento pelo frio durante condições de gelo.
Alerta! Chuva de iguanas congeladas
As iguanas verdes adultas podem medir até 1,5 metro e pesar até 17 kg, no caso dos machos. Por conta disso, a queda desse animal congelado é um risco potencial e pode causar estragos. As quedas geralmente ocorrem enquanto eles dormem nas árvores e perdem o controle.
Quando faz frio no estado da Flórida, não é incomum que o Serviço Nacional de Meteorologia de Miami emita alertas de “iguanas caindo” para alertar a população sobre esse fenômeno.
A recente tempestade de inverno nos Estados Unidos não foi mais uma. Com um saldo de mais de 50 mortes, milhões de residências sem energia e milhares de voos cancelados, mais de 60% da população enfrentou algum tipo de alerta ou alerta de condição de inverno.
O Serviço Nacional de Meteorologia de Miami confirmou que foi o Natal mais frio já registrado em termos de temperaturas máximas, com valores geralmente não superiores a 10°C no estado.
De acordo com a BBC News, A Comissão de Pesca e Vida Selvagem da Flórida emitiu um alerta em sua conta no Twitter sobre o recente surto de frio ártico.
“Com temperaturas mais baixas neste fim de semana de feriado, você pode ver iguanas verdes não nativas em estado de torpor, perdendo temporariamente todo o controle muscular. Você pode até vê-los cair das árvores", escreveu o órgão público.
"Faça o que fizer, não traga iguanas verdes selvagens para sua casa ou carro para aquecê-las! Elas podem se recuperar mais rápido do que você pensa e ficar na defensiva, usando suas longas caudas e dentes e garras afiadas", acrescentaram.