Chuva de meteoros, conjunção de planetas e eclipse, tudo em Abril!
O mês de abril é considerado o mês global da astronomia! Para fazer com que todos tenham a curiosidade de observar o céu, este mês de abril reserva grandes espetáculos astronômicos, alguns dos mais esperados do ano!
Abril é considerado o mês global da astronomia, pela organização Astrônomos Sem Fronteiras (Astronomers Without Borders- AWB ), com a intenção de incentivar todas as pessoas a saírem, olharem para o céu e admirar as grandes belezas astronômicas que o universo nos revela!
Para honrar esse título, abril de 2022 nos preparou uma série de espetáculos astronômicos imperdíveis! Para não perder nenhum desses eventos, preparem suas agendas e alarmes que vamos te passar as datas dos principais eventos que ocorrerão neste mês!
Conjunção de Marte e Saturno
O mês de março terminou com os planetas Vênus, Marte e Saturno bem próximos um do outro no céu, uma aproximação que durará até essa primeira semana de abril. Antes do trio de planetas se afastar, Marte e Saturno se aproximarão ainda mais, aparecendo extremamente próximos um do outro, parecendo praticamente um a olho nu, nos dias 4 e 5 de abril. Essa aproximação ou emparelhamento de planetas é chamado de conjunção.
A melhor hora para observar essa conjunção de planetas é cerca de uma hora antes do nascer do Sol, no horário local. Os dois planetas estarão brilhando juntos à direita de Vênus, que atualmente é o objeto mais brilhante no céu antes do nascer do Sol. Esta é a primeira vez que esses dois planetas se aproximam desde 31 de março de 2020.
Chuva de Meteoros Líridas
Todos os anos a chuva de meteoros Líridas - também chamada de chuva de meteoros Lirídeos - ocorre entre os dias 16 e 25 de abril. Neste ano, seu pico ocorrerá na virada do dia 22 para o dia 23, durante a madrugada. Essa é considerada uma chuva de meteoros média, produzindo, geralmente, o avistamento de 15 a 20 meteoros por hora
Essa chuva de meteoros é produzida pelas partículas de poeira deixadas pelo cometa C/1861 G1 Thatcher, descoberto em 1861, que se iluminam ao atravessar a atmosfera terrestre em alta velocidade.
Apesar da observação do fenômeno ser melhor no Hemisfério Norte, também será possível observá-lo no céu brasileiro, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Os meteoros irradiam da Constelação de Lira, mas podem ser observados em qualquer ponto no céu. Para conseguir observar a chuva de meteoros, procure a constelação de Lira (existem aplicativos que ajudam na identificação) e tente ficar num local escuro com baixa poluição luminosa.
1º eclipse solar de 2022!
Para fechar o mês com chave de ouro, no dia 30 de abril teremos o primeiro eclipse solar parcial de 2022! O eclipse solar parcial ocorre quando a Lua cobre apenas uma parte do Sol, muitas vezes fazendo parecer que o Sol tivesse levado uma mordida.
Esse eclipse solar será visível em partes do sul da América do Sul,principalmente no Chile e Argentina. No sul desses países será possível ver até 54% do Sol coberto pela sombra da Lua, o máximo de cobertura esperado nesse eclipse. O ápice do evento deve ocorrer durante o pôr do sol, por volta das 17h41, horário de Brasília.
Outros países como Uruguai, Paraguai, Bolívia, sul do Peru e sul do Brasil, o eclipse será bem mais discreto, com apenas uma pequena parte do Sol sendo coberta pela Lua. No Brasil só será possível ver um pedacinho desse eclipse nas cidades localizadas no sudoeste do Rio Grande do Sul.
O segundo eclipse solar parcial de 2022 ocorrerá no dia 25 de outubro e este será visível em grande parte da Europa, Oriente Médio, norte da África e partes da Ásia. Em partes da Rússia será possível observar até 86% do Sol coberto.