Tempestade tropical Claudette atinge EUA
A tempestade tropical Claudette é a terceira a ser nomeada na temporada de furacões de 2021 e a primeira a atingir diretamente os Estados Unidos da América neste ano. Chuva severa, alagamentos e rajadas de vento são esperados no Mississipi, Alabama e partes da Flórida durante este final de semana

Claudette, anteriormente conhecida como Ciclone Tropical Potencial Três, passou a ser uma tempestade tropical nas primeiras horas da manhã deste sábado (19). Os ventos máximos sustentados são de 72 km/h, de acordo com o Serviço Nacional de Furacões (SNF) dos Estados Unidos da América (EUA).

Os avisos de tempestade tropical permanecem inalterados em toda a região entre a costa de Louisiana e a costa oeste da Flórida. As principais ameaças são chuvas fortes, rajadas de vento e alagamentos generalizados. Essas adversidades podem provocar falta de energia elétrica. Claudette está prevista para enfraquecer em uma depressão tropical hoje à noite e se tornar pós-tropical no domingo. O sistema está previsto para se desenvolver novamente sobre o oceano Atlântico ocidental na segunda-feira, conforme se afasta da costa leste dos Estados Unidos.
Se forma la tormenta Claudette, bien próxima al suroeste de New Orleans, se mueve hacia el nor/noreste a unos 19 kph y vientos máximos de 75 kph. NINGUN PELIGRO PARA LA REPÚBLICA DOMINICANA. pic.twitter.com/SAZoKKzO8Z
— MIGUEL CAMPUSANO (@lasose2002) June 19, 2021
Partes da Louisiana foram atingidas com mais de 230mm de chuva de sexta-feira (18) até o início de sábado. Os moradores se prepararam nos últimos dias para a tempestade protegendo janelas, carros e alguns se mudaram temporariamente para regiões mais altas. No Mississippi, as pessoas começaram a encher sacos de areia na quinta-feira para ajudar a evitar possíveis inundações.
Um alerta de tornado foi emitido para a Costa do Golfo, incluindo partes do Alabama, Mississippi e o pântano da Flórida até 11 horas, horário central, de acordo com o Storm Prediction Center. Algumas das cidades sob esse controle são Gulfport, Mississippi; Mobile, Alabama; e Pensacola, Flórida.
Tempestade tropical #Claudette chega aos EUA e já provoca alagamentos desde sexta-feira (18) a noite. Chuvas severas, rajadas de ventos e alagamentos generalizados são esperados para este final de semana na costa entre #Louisiana e o oeste da #Flórida.#alabama #mississipi pic.twitter.com/Kmyd80Zwic
— Davi Moura (@DaviMoura__) June 19, 2021
A ameaça de tornados permanecerá ativa enquanto o sistema se mover para o interior do país. Mais de 20 milhões, em toda a costa sul, estão sob vigilância de enchentes, com algumas áreas esperando 110 a 260 mm de chuva até que o sistema de tempestades se mova para a Costa Leste.
Louisiana em Recuperação
Na Louisiana, a atual ameaça veio um mês depois das tempestades de primavera e inundações que foram responsáveis por cinco mortes. Partes do estado continuam em uma lenta recuperação da brutal temporada de furacões de 2020. Isso incluiu a tempestade tropical Cristobal, que abriu a temporada em junho passado, além dos furacões Laura e Delta, que devastaram o sudoeste da Louisiana, e o furacão Zeta, que derrubou árvores e desligou a energia por dias em Nova Orleans em outubro.