Chuvas intensas acompanhadas de granizo causaram estragos no Sudeste. Veja como fica o tempo nos próximos dias

Granizo danifica telhados e carros no interior de SP; desabamento em MG deixa três mortos. Risco de chuva forte continua nos próximos dias!

Granizo
Chuvas fortes causam transtornos em cidades da Regiao Sudeste. Foto: Mídia Social

No último domingo (29) uma chuva de granizo atingiu várias cidades do estado de São Paulo, uma delas foi Cajamar na Grande São Paulo. Casas tiveram danos nos telhados, veículos foram atingidos, e parte do teto de um shopping desabou. Apesar da queda de parte do teto, ninguém ficou ferido. No entanto, carros estacionados no shopping sofreram prejuízos.

Segundo a Defesa Civil, mais de 150 casas foram danificadas pela chuva de granizo, especialmente nos bairros Jurupari, Vila da Linha, Bairro de Campos, Gato Preto e Bairros dos Portais. Além disso, também foram registradas quedas de árvores em várias áreas da cidade. Equipes da Defesa Civil estão sendo mobilizadas para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social e permanecem de prontidão para realizar vistorias técnicas e garantir a segurança nos municípios.

A Defesa Civil alerta que, apesar da baixa possibilidade de formação de grandes alagamentos, o solo encharcado ainda mantém o risco elevado de deslizamentos de terra.

O município de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, também foi atingido por fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento, que provocaram quedas de árvores e alagamentos em vários pontos da cidade.

Chuvas intensaa
O nível do rio Capivari subiu após as fortes chuvas que atingiram a cidade neste último fim de semana. Foto: Prefeitura de Capivari.

O aumento no nível do Rio Capivari deixou 141 pessoas desabrigadas e 56 desalojadas na cidade de mesmo nome. A Defesa Civil encaminhou-as para abrigos provisórios até que a situação seja estabilizada.

Mas não foi só em São Paulo que as chuvas causaram estragos. Em Belo Horizonte, três mulheres morreram soterradas após o desabamento de uma casa na tarde deste sábado, no bairro Paraíso, Região Leste da capital. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de alto risco geológico para todas as nove regionais da cidade até a próxima sexta-feira (03). Recomenda-se monitorar o nível de saturação do solo e os sinais de instabilidade nas estruturas, além de adotar precauções contra quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

O risco de chuvas intensas continua nos próximos dias

No último dia de 2024, nesta terça-feira (31), são esperadas chuvas de forte intensidade, acompanhadas de raios e trovoadas, no Espírito Santo e em Minas Gerais. Durante a noite, as chuvas atingem o centro-norte do estado de São Paulo.

No Ano Novo, entre terça-feira e quarta-feira (01), são esperadas chuvas pontuais de intensidade moderada a forte no norte do Espírito Santo e no norte de Minas Gerais.

Enquanto isso, o tempo tende a ficar nublado sobre o Rio de Janeiro e o leste de São Paulo.

Previsão do tempo
A previsão é de chuvas de até forte intensidade na virada do ano, principalmente no leste de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Ao longo da tarde de quarta-feira (01), as instabilidades começam a se formar, e há risco de pancadas de chuvas de até forte intensidade sobre o centro-leste e norte de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Região Sudeste
Instabilidades se formam sobre a Região Sudeste na tarde de quarta-feira (01), com potencial para chuvas de forte intensidade.

Para quinta-feira, o cenário será semelhante ao do dia anterior, com chuvas de maior intensidade ocorrendo no período da tarde, especialmente entre Minas Gerais e Espírito Santo. Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193