Chuvas intensas causam alagamentos e transtornos em cidades do litoral de SC nesta quinta-feira; veja imagens
Na manhã desta quinta-feira, chuvas volumosas e intensas provocaram alagamentos e inundações em cidades litorâneas no nordeste catarinense. Há alertas de mais chuvas ainda. Veja as imagens.
Na manhã desta quinta-feira (16), cidades litorâneas no nordeste do estado de Santa Catarina (SC) acordaram debaixo d’água.
Chuvas intensas e volumosas provocaram inundações e alagamentos em diversos pontos dessas localidades, deixando um caos que pôde ser visto em vídeos e imagens nas redes sociais. E a Defesa Civil do estado emitiu alertas de mais chuvas ao longo do dia para essas localidades. Acompanhe abaixo quais regiões foram afetadas e os estragos causados.
Cidades catarinenses atingidas por fortes chuvas hoje
Em Balneário Camboriú, a chuva persistente que caiu desde a madrugada desta quinta-feira (16) deixou carros e ônibus embaixo d’água na marginal da BR-101. As imagens surpreendentes mostram os carros quase submersos pela água na marginal de acesso à cidade na saída do km 131 e um ônibus isolado com água na altura acima dos pneus.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em alguns pontos do km 130 a água começou a invadir a pista principal. O trânsito ainda flui na rodovia principal, mas a orientação é que os motoristas redobrem a atenção e, se possível, evitem esse trecho.
A Avenida Panorâmica em Balneário Camboriú foi interditada e parte do teto de um apartamento desabou. Na cidade de Camboriú, várias ruas ficaram alagadas, como visto na imagem abaixo.
Itajaí, outra cidade litorânea, também sofreu com transtornos pela chuva intensa. Os bombeiros da região atenderam a 11 ocorrências de alagamentos, quatro deslizamentos e uma queda de árvore. No total, 10 pessoas e um animal foram resgatados.
Segundo a Defesa Civil de SC, o solo já estava encharcado por causa das chuvas dos últimos dias, e a circulação marítima levou mais umidade do mar para o continente, intensificando o volume de chuva na região.
Em Tijucas, a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência. A cidade registrou alagamentos generalizados, casas e comércios invadidos pelas águas e trânsito caótico em diversos pontos.
O município teve o maior volume de chuva da região, com 144 milímetros (mm) em apenas três horas, e em apenas 1 hora o acumulado alcançou 48,6 mm, segundo dados divulgados pela Defesa Civil do estado.
Itapema foi outra cidade atingida pelas chuvas volumosas. Várias ruas ficaram alagadas. Os bairros Várzea, Morretes e Alto São Bento foram os mais afetados, com inundações prejudicando a mobilidade e os serviços essenciais. Uma creche foi inundada rapidamente e as crianças tiveram que ser tiradas às pressas e levadas para um lugar seguro.
O Prefeito da cidade, Alexandre Xepa, apareceu em um vídeo nas redes sociais, literalmente embaixo d’água em uma rua da cidade, pedindo ajuda para socorrer a população que está presa dentro de casa devido aos alagamentos. No vídeo, a água chega até a altura do peito do prefeito. Ele decretou estado de emergência na cidade.
Outras cidades que também foram atingidas e registraram pontos de alagamentos foram Porto Belo e Bombinhas.
A Defesa Civil de SC alerta para chuvas intensas e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo até a sexta-feira (17) nestas regiões, com risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais.