Chuvas intensas já deixam um cenário caótico em SC. Há alerta de mais 200 mm nas próximas 48 horas na Região Sul
Alerta meteorológico confirmado: chuvas intensas e tempestades atingem boa parte da Região Sul e já provocam muitos transtornos, como no estado de Santa Catarina. Há alerta de volumes muito elevados nas próximas horas.
Desde a noite da sexta-feira (06), as chuvas intensas e tempestades vêm atingindo a Região Sul, principalmente as localidades entre o norte do Rio Grande do Sul, o oeste e sul de Santa Catarina. Em primeiro momento, as instabilidades atuaram de forma mais pontual, ganhando força e abrangência ao longo da madrugada e se mantendo ao longo da manhã deste sábado (07).
Desde o início das chuvas, os acumulados no sul de Santa Catarina ficaram próximos dos 150 mm, ou seja, em menos de 24 horas, choveu quase a média de 180 mm no mês de outubro na região. Localidades catarinenses próximas ao estado do Rio Grande do Sul e no norte do território gaúcho, os volumes ficaram próximos dos 100 mm. Os dados registrados de precipitação foram obtido pelos pluviômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O resultado de tanta chuva e pouco tempo não está sendo nada agradável! Na região de Urubici e de Orleans, no sul de Santa Catarina, a situação é dramática, com alagamentos e inundações que estão proporcionando até o desmoronamento de casas próximas aos rios e córregos, como podem ser vistas nas imagens acima divulgadas nas redes sociais.
Alerta de mais chuvas volumosas e tempestades
A situação segue muito complicada para o estado de Santa Catarina e parte dos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. Até a noite do domingo (08), há previsão de mais chuvas intensas e tempestades, que podem proporcionar acumulados de quase 200 mm, ou seja, em 4 dias o volume de chuva pode se aproximar do dobro da média climatológica de outubro no estado de Santa Catarina.
As áreas com maior potencial para transtornos são: extremo norte e nordeste do Rio Grande do Sul, meio-oeste, centro, norte e toda a faixa leste de Santa Catarina, sul, centro, norte e leste do Paraná. No oeste catarinense e paranaense, há potencial para transtornos, mas com maior risco de tempestades.
O alívio das chuvas já vem na segunda-feira (09), com a atuação de massa de ar frio, que se desloca para o oceano e favorece o transporte de umidade para o leste do Paraná e de Santa Catarina. Felizmente, o tempo fica mais nublado e a precipitação acontece com fraca intensidade ou na forma de chuvisco.
No entanto, por volta da quarta-feira (11) e da quinta-feira (12), há a atuação de mais instabilidades que, no momento, trazem potencial de chuvas intensas e tempestades severas. Elevados volumes de precipitação podem ocorrer novamente.
A expectativa da redução das chuvas intensas está para a partir da terceira semana de outubro. No entanto, a metade sul do Rio Grande do Sul pode voltar a sofrer com os acumulados elevados e as tempestades severas.